Curriculum Lattes

links patrocinados

Curriculum Lattes

Curriculum Lattes

Sobre o Curriculum Lattes

Se você está a procura de um emprego, com certeza o primeiro passo a ser dado foi a produção de um curriculum vitae. Os CVs, como são popularmente conhecidos, contém informações básicas sobre o profissional, como dados pessoais, cursos que concluiu e experiência profissional.

Mas se a busca é pela carreira acadêmica, cargo científico, de pesquisa, em alguma associação ou emprego internacional, muitas vezes é pedido um tipo diferente de curriculum: o c. lattes.
O curriculum lattes, na realidade, tem várias semelhanças com o curriculum vitae, só que é mais completo. Ele agrega informações como os eventos que você participou em determinada área na universidade, os congressos dos quais fez parte, as linhas de pesquisa na qual se dedicou… Ou seja, o lattes é um curriculum mais acadêmico.

As empresas que pedem um c. lattes como forma de avaliação, normalmente esperam que ele contenha mais detalhes, mostrando, em até dez páginas (mais do que isso é considerado exagerado e desnecessário), quais são suas principais capacidades e interesses.

O que incluir no Curriculum Lattes

As informações que devem ser incluídas em um curriculum lattes completo são as seguintes: informações pessoais (nome, contato, etc.), seguidas de uma seção com a sua declaração de propósito (dizer onde você está na sua carreira, e o que você está procurando no seu próximo trabalho). Depois dessas informações completadas, é hora de escrever sobre o resumo de suas qualificações (entre duas e cinco, dizendo o que você pode fazer de melhor).

A educação também é uma seção importante. Lá você deve colocar as instituições em que estudou juntamente com a sua localização, qual foi o foco dos estudos, etc. Se tiver recebido algum prêmio durante a sua trajetória profissional, ou tiver requisitado e ganhado uma bolsa de estudos, estas informações devem vir em seguida. Lembrando que nem todos possuem estes itens, portanto eles são opcionais no curriculum.

Outras informações que devem constar no seu curriculum são o histórico de empregos, publicações feitas, pesquisas acadêmicas, associações profissionais e trabalho voluntário – que é considerado um diferencial para muitos empregadores. Por último, coloque as referências.

Currículo Lattes CNPQ

Currículo Lattes CNPQ

Currículo Lattes CNPQ

Sobre o Currículo Lattes CNPQ

O Currículo Lattes é um documento que funciona como um currículo onde é possível compartilhar as suas experiências acadêmicas, ao contrário do Currículo Vitae, que tem como principal objetivo demostrar as suas qualificações e experiências no campo profissional em relação ao seu trabalho e a sua profissão.

Informações sobre o Currículo Lattes

Para fazer o seu currículo lattes é muito fácil, já que uma ferramenta tanto para a elaboração quanto para a disponibilização do seu currículo online pode ser encontrada na internet, através da CNPQ.

Neste currículo, o usuário poderá compartilhar as suas qualificações e experiências no campo acadêmico, como por exemplo a participação em congressos, encontros de pesquisa e seminários, a publicação de artigos em revistas científicas e em outros suportes, participações em bancas, entre outras atividades.

Assim, quando o usuário precisar de seu currículo lattes, pode ter a opção de poder acessá-lo online na página do CNPQ ou ainda imprimi-lo diretamente desta página. Vale lembrar que o seu currículo lates nesta plataforma pode ser alterada sempre que o usuário achar necessário. Para isso, é só usar o seu nome de usuário e senha cadastrados no momento em que foi feita a inscrição no serviço.

Como fazer o currículo lattes no site da CNPQ

Para fazer o seu currículo lattes na página da CNPQ na internet é muito fácil e simples. É só acessar o site e procurar pelo link “Plataforma Lattes” na página inicial. Em seguida, é preciso clicar na opção “Currículo Lattes – Cadastrar”. Uma nova página será aberta

Para se cadastrar no banco de dados Lattes do site do CNPQ, será necessário preencher um formulário com algumas informações pessoais como e-mail e senha, além de ler o termo de adesão e compromisso. Só preenchendo os campos com essas informações que será possível continuar o seu cadastro.

Depois disso, uma nova página será aberta e será preciso preencher mais dados, como nome e sobrenome completo, documentos, data de nascimento, endereço, telefone, nível de formação, atuação profissional, habilidades linguísticas. Depois outra página será aberta, onde finalmente será possível preencher as informações sobre a sua carreira acadêmica.

Pesquisar
Artigos Relacionados