Curiosidades sobre o território da Antártida

links patrocinados

Curiosidades sobre o território da Antártida

Quem gosta de estar sempre informado não deve deixar de ler sobre as curiosidades sobre o território da Antártida.

Fatos interessantes sobre a região: tamanho e reservas naturais

Curiosidades sobre o território da Antártida Conheça as Curiosidades sobre o território da Antártida

1- Apesar de ter mais de 14 milhões de km de extensão, maior que Europa e a Oceania, o continente da Antártida é o menos populoso do mundo por causa de suas baixíssimas temperaturas. Sendo uma das curiosidades sobre o território da Antártida, o estimado é que menos de 4 mil pessoas habitem o país, mesmo que de forma temporária no verão. Já no inverno isso pode diminuir para apenas 50 nativos.

2 – Cerca de 98% de todo o continente é coberto de gelo e é por isso que existem tantos icebergs em volta do local. Outra das curiosidades sobre o território da Antártida é que existe uma fonte de carvão, petróleo e gás natural muito grande na região, suficiente para abastecer o ser humano por muitos e muitos anos.

Confira as Curiosidades sobre o território da Antártida

Curiosidades sobre o território da Antártida: estações e estudos

3 – Provavelmente você já deve ter ouvido falar em um local onde o dia e a noite duram meses e isso acontece realmente no continente. Sendo uma das curiosidades sobre o território da Antártida, alguns pontos do local não deixam de receber a luz do sol no verão por causa da inclinação da Terra naquela época. O extremo também ocorre, quando o inverno fica com vários dias embalado pela noite.

4 – Outra das curiosidades sobre o território da Antártida é que o local está sempre com a presença de um grupo de cientistas dispostos a estudar a região. Pode ser por vários motivos: desde analisar um pouco sobre a história da humanidade, quanto ver os efeitos do aquecimento global nas geleiras.

Antártida

Sobre os meteoritos e calorias que precisam ser ingeridas

5- Além disso, os cientistas que vão para o Polo Sul também podem querer estudar os meteoritos. Uma das grandes curiosidades sobre o território da Antártida é que no local já foram encontrados milhares de pedaços de meteoritos, inclusive, partes que supostamente vieram de marte.

6- Por causa do frio intenso (que pode chegar a menos que -80° graus no inverno), as pessoas que vão para a região ou habitam no local precisam estar sempre consumindo energia. Entre as curiosidades sobre o território da Antártida, cerca de 4 mil calorias precisam ser ingeridas em média para que um ser humano sobreviva nessa temperatura.

Curiosidades sobre o território da Antártida - saiba mais

Curiosidades sobre o território da Antártida:

7- Diversos países já quiseram reivindicar o continente para si, como a Argentina, França, Nova Zelândia, entre outros. Entretanto, existe um acordo chamado de Tratado da Antártida que diz que a região está totalmente para pesquisas científicas.

8- Por causa do isolamento sofrido por essa área continental, uma das curiosidades sobre o território da Antártida é que serviços básicos não são encontrados. Assim, a comunicação não existe por telefone cabeados, mas somente por satélite. Existe ainda canais de televisão, sinal de rádio e de Internet no local.

Pesquisar
Artigos Relacionados