Curiosidades do Carnaval

links patrocinados

Curiosidades do Carnaval

Curiosidades do Carnaval

Sobre as Curiosidades do Carnaval

O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. Sua origem remonta ao século XI, quando a Igreja Católica implementou o festejo para celebrar a entrada do período da Quaresma. Atualmente, o Carnaval é uma festa cheia de curiosidades e que não tem mais ligação com nenhum tipo de religiosidade.

O Brasil é o país que possui o maior Carnaval do mundo. Segundo o Guiness Book, o Rio de Janeiro é o maior Carnaval e o Galo da Madrugada o maior bloco carnavalesco. Porém, o Carnaval não é uma festa inventada no Brasil. A cidade que foi a principal exportadora foi Paris.

O cálculo da data do Carnaval é feito de acordo com a Páscoa. A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo depois da lua cheia a partir do equinócio da primavera, que acontece no hemisfério Norte do mundo, e do equinócio do outono, aqui no hemisfério Sul. A sexta-feira da Paixão é logo antes do Domingo de Páscoa. Ou seja, o Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa.

Curiosidades

Por ser uma festa secular, o Carnaval tem muitas curiosidades ligadas à sua tradição e história. Um exemplo é a origem do nome, que alguns dizem remontar a Roma Antiga. Na época, havia um festejo chamado de Saturnais, porque homenageava o deus Saturno. Quando a festa começava, as escolas eram fechadas, os escravos eram libertos e todos iam dançar nas ruas. Os homens e mulheres nus desfilava em carros, chamados de carrum navalis, devido à semelhança com navios. Seria daí a palavra Carnaval.

Outro detalhe é em relação à Igreja Católica, que sempre foi contra as festas pagãs. Porém, no ano de 590, decidiu reconhecer o Carnaval. A exigência para que isso acontecesse era que o dia seguinte ao término da festa, a quarta-feira, fosse reservado para a expiação dos pecados e para o arrependimento. É por isso que existe a Quarta-feira de Cinzas.

Durante a Idade Média, o Carnaval era uma sátira aos poderosos. Com medo de represálias, aqueles que curtiam o Carnaval diziam que a festa os deixava loucos. Por isso, o termo folião, que vem de folia, que em francês quer dizer loucura.

O primeiro desfile de Carnaval aconteceu em 1855, quando um grupo de intelectuais criou o bloco Congresso das Sumidades Carnavalescas. Os membros do bloco foram até o Palácio de São Cristóvão, pedindo para que a família real assistisse o desfile. O então imperador, D. Pedro II, aceitou o convite e tudo ocorreu bem. Mas foi só em 1889, no ano da Proclamação da República, que a polícia do Rio de Janeiro permitiu os blocos de rua.

O samba, ritmo que embala o Carnaval, nasceu na Rua Visconde de Itaúna, no Rio de Janeiro, próximo à Praça Onze. Os moradores das redondezas estavam sempre na casa da famosa tia Ciata e foi numa dessas reuniões de amigos que surgiu a música O Roceiro, em 1916. O nome da música oficial ficou sendo Pelo Telefone e foi registrada por Donga. Um ano depois, quando ele gravou a canção, os outros compositores, Germano Lopes da Silva, Hilário Jovino Pereira, João da Mata, Sinhô e tia Ciata pediram os créditos, mas Donga nunca admitiu isso.

Pesquisar
Artigos Relacionados