Culinária vegana: características e principais pratos

links patrocinados

Culinária vegana: características e principais pratos

A culinária vegana ganha cada dia mais espaço no mercado. As pessoas que optam por essa filosofia de vida acreditam nos direitos animais e buscam defendê-los do abuso e exploração. Sua forma de protesto é não utilizar nada que venha de origem animal em sua culinária.

Características

Culinária vegana: características e principais pratos Culinária vegana: características

Culinária vegana exclui completamente do cardápio carnes e embutidos, vísceras, músculos, banha, peles, gelatina, lacticínios, peles, ovas e ovos, mel e derivados, frutos do mar e qualquer outro alimento que tenha origem animal.
A alimentação dos veganos é baseada em frutas, legumes, cereais, hortaliças, vegetais, cogumelos, algas e outros produtos que não tenham nenhum ingrediente de origem animal, seja industrializado ou não.

Principais pratos

Principais receitas da culinária vegana

Ao contrário do que muitos pensam, dá sim para preparar pratos gostosos dentro da culinária vegana. As principais receitas dessa culinária substituem a carne por vegetais.

É possível, por exemplo, fazer kibe vegano e, ao invés de colocar carne, prepara uma mistura de quinua, temperos e berinjela e assa. Há também receitas de almôndegas que usam o reponho com molho temperado para substituir a carne tradicional. A versão da bacalhoada para os veganos é preparada com batatas, legumes e palmitos.

Os veganos costumam gostar muito também de guioza, que é um pastel típico da culinária chinesa e japonesa, que é cozido a vapor. É possível também preparar uma moqueca vegana utilizando palmito, cenoura, abóbora, abobrinha, alga nori e mais alguns vegetais a sua escolha.

No caso da polenta, prepara-se com proteína de soja e molho de legumes. Além dessas, existem receitar como risoto de shiitake e hijiki, charuto de repolho, guisado de grão de bico à moda indiana, tofu de grão-de-bico, macarrão integral com funghi secchi, spaghetti com berinjela, curry de abóbora com leite de coco, koftas de repolho, brócolis gratinado com creme de batata, strogonoff de berinjela e palmito, entre outras.

Culinária vegana

Sobremesas

É possível continuar dentro da dieta vegana e, ainda assim, comer doce. Apesar da maior parte dos doces ter ovos, leite ou manteiga em sua receita, existem diversar opções nos supermercados, além das lojas especializadas nesse tipo de culinária.

Existem sorvetes veganos, bolachas, folhados, gelatinas e até mesmo chocolate e já não é mais tão difícil de encontrá-los pelas prateleiras.

Culinária vegana: características e principais pratos - saiba mais

Culinária vegana e a saúde

Já que a culinária vegana é isenta de produtos de origem animal, os adeptos desta filosofia não terão problemas com colesterol, além de terem baixíssima taxa de gordura e terem uma alimentação rica em fibras, minerais e vitamina E.

Contar com esses benefícios a saúde diminui o risco de infarto, diabetes, constipação, arteriosclerose e câncer. Não ingerindo alimentos de origem animal, o vegano elimina do seu cardápio também alimentos com auto teor de hormônios, antibióticos e pesticidas.

Além disso, a culinária vegana é baixíssima em calorias, o que é maravilhoso para quem quer perder alguns quilos ou se manter em forma.

Fora os benefícios ao próprio corpo, a dieta vegana ainda tem um impacto ambiental muito menor ao meio ambiente, não compactuando com o sacrifício dos animais e não contribuindo com o desmatamento, já que em alguns casos, como o da agropecuária, árvores e matas precisam ser queimadas para criação de gado.

Pesquisar
Artigos Relacionados