Culinária tailandesa: características e principais pratos

links patrocinados

Culinária tailandesa: características e principais pratos

Diferenciais da culinária tailandesa

Conhecida como uma das mais apreciadas do mundo, a culinária tailandesa chama a atenção pelo exotismo e o requinte dos ingredientes, além da combinação do doce, salgado, picante e ácido.

Além disso, nesse tipo de culinária é usado também, como base, molhos preparados com uma grande mistura de ingredientes. Massa de carangueijo, especiarias e pimentas não podem faltar nas comidas típicas dessa região.
O leite de coco costuma ser usado para suavizar o sabor e o molho de ostras fermentadas, para realçá-lo.

Principais pratos

Culinária tailandesa: características e principais pratos Culinária tailandesa

Entre os pratos mais conhecidos da culinária tailandesa, destaca-se o Khao, que é composto por frango cozido no vapor com gengibre de acompanhamento. o Neuayum pe uma opção também frequente, principalmente para os fãs de comida picante, e trata-se de uma mistura condimentada de carne moída e salada. Muitas vezes é acompanhado também de um macarrão fino e frito com sementes, brotos, molho de peixe, talo de coentro, açúcar, begetais camarões, amendoim e tamarindo, chamado Pad Thai.

Destacam-se também o Chu Chee Pla, que é um peixe assado a vapor, com curry, folha de bananeira, arroz jasmin, relish de pepino e leite de coco; o Tom Yum Kung, uma sopa com sabor agripicante de coentro, limão kaffir, camarão, erva-limão, chatola e molho de peixe; o Gaeng Kiew Warn Goong, composto por folhas de lima, camarões com curry verde, manjericão e capim-leão.

Camarões com curry verde, folhas de lima, capim-limão, manjericão; e o Gai Phad Med Mamuang, que é um frango frito ao molho de ostras e com castanha de caju.

Culinária tailandesa:  principais pratos

Curiosidade sobre a culinária tailandesa

A culinária da Tailândia é conhecida por ser afrodisiaca e pela forma delicada com que os pratos são dispostos na mesa, com cortes caprichosos nos alimentos e expostos de formas criativas e artísticas.

Nessa região, algo que nunca pode faltar na mesa é o arroz e ele é preparado de formas diversas, tanto na sopa, quanto frito ou fervido. O ingrediente está presente até mesmo no café da manhã, sempre acompanhado de ovo frito, grando e legumes. Já no almoço, o cardápio é composto por pratos mais leves com verduras, massas e arroz frito. Ao contrário da nossa cultura, a refeição principal dos tailandeses é o jantar, quando eles aumentam as quantidades dos ingredientes e fazem pratos mais elaborados com sopa de arroz, hortaliças, saladas, frango ou peixe, além da sobremesa.

O sal não costuma ser usado na cuinária dessa região sendo substituido pelo nampla , que é um caldo obtido da água do cozimento de peixes, através da fermentação e destilação.

Culinária tailandesa: características

Culinária saudável

Composta basicamente por ingredientes leves como ervas, água, vegetais e arroz, a culinária dessa região ainda segue algumas regras no preparo que a tornam ainda mais saudável.

O teor de sal do nampla, mesmo sendo um caldo mais apurado, não prejudica a saúde, já que não é composto por sal em nenhum outro componente.

Os tailandeses praticamente não usam óleo. O ingrediente só é usado em pequenas quantidades para untar. A gordura solicitada na receita, quase sempre já está contida em algum ingrediente como a castanha ou o amendoim.

Culinária tailandesa: características e principais pratos - saiba mais

Saiba mais

Além disso, a maioria das sobremeses tailandesas é a base de fruta e não leva quase nada de açúcar. Em alguns momentos o condimento é utilizado para quebrar o sal ou dar um sabor agridoce, mas de forma muito leve e em pouquíssima quantidade.

A culinária tailandesa conta com muitas ervas e temperos em suas receitas que garantem um aroma revigorante. A mistura de ingredientes como limão, capim-limão, alho, cebola e pimenta, bastante usada pelos tailandeses, funciona como um expectorante eficiente para os pulmões.

Pesquisar
Artigos Relacionados