Culinária mexicana: características e principais pratos

links patrocinados

Culinária mexicana: características e principais pratos

A gastronomia é uma ótima, e deliciosa, maneira de conhecer a cultura de um país. Através dos principais pratos, é possível saber um pouco mais sobre os costumes de um determinado povo, o que eles gostam de saborear e quais são os temperos e sabores que fazem parte daquela região. A comida diz muito sobre um país. Cada lugar tem suas próprias características, mostrando isso, em muitos casos, em seus pratos típicos e mais tradicionais. O México, por exemplo, é um dos países em que a culinária é particular. Conheça um pouco mais sobre a culinária mexicana, suas características e pratos principais, para aguçar a sua vontade em provar estas delícias e ficar por dentro da cultura do México.

Características da culinária mexicana

A culinária mexicana é famosa por seus pratos regados a muita pimenta. Como o México é um país muito quente, sendo que a temperatura pode chegar aos 50ºC, o povo do país acredita que os alimentos bem apimentados podem equilibrar a temperatura corporal, ou seja, desta maneira, as pessoas não irão sentir tanto os efeitos do calor na região.

Culinária mexicana: características e principais pratos Gastronomia mexicana

Os pratos da culinária mexicana são cheios de sabor e peculiaridades, sendo, também, bastante coloridos. A base dos alimentos da culinária mexicana é o milho (costume herdado pelos povos aztecas e maias), sendo que é a partir deste grão que são feitos os mais variados pratos típicos do país.

Pratos mexicanos

Principais pratos da culinária mexicana

Com o milho são elaborados diversas delícias da culinária mexicana, entre elas as tortillas, feitas com farinha de milho branco, água, sal e manteiga (basicamente). As tortillas estão entre os principais pratos desta gastronomia, sendo que, antigamente, as tortillas eram usadas como talheres, porque muitas pessoas não podiam comprar este item. Outro tradicional prato da região é o taco. O taco é uma tortilha, porém recheada. A culinária mexicana, como já foi dito, gosta de caprichar nas cores, sabores e temperos, e isso é muito visível nos tacos. O recheio dos tacos varia, mas é, na maioria dos casos, composto de carne, milho, pimentas, cebola, tomate e o famoso guacamole.

Culinária mexicana

Particularidades da culinária mexicana

A guacamole (abacate) é utilizada em diversos pratos da culinária mexicana, até mesmo como um acompanhamento. O México utiliza muito esta fruta em seus pratos salgados, ao contrário dos brasileiros, que tem o costume de saborear o abacate com um pouco de açúcar. Outro principal prato da culinária mexicana é o chile, que consiste em uma mistura de feijão cozido, carne moída e pimenta (muita!). Até mesmo quem está acostumado com alimentos apimentados deve se preparar para saborear os principais pratos da culinária mexicana. Se você não tem medo do novo e gosta de novas experiências, vale a pena conhecer a culinária mexicana.

Ingredientes da comida mexicana

Bebidas para acompanhar!

Assim como as comidas, as bebidas mexicanas também são muito famosas e apreciadas nos mais diversos cantos do mundo, inclusive no Brasil. Entre as principais bebidas estão a água de chocolate e a água de hochata (de arroz), sendo que esta é consumida no café da manhã. Outra bebida que é muito apreciada é a tequila, consumida no Brasil em várias festas e eventos. Para os que gostam de algo mais exótico, existe a bebida do verme. Este drink é serviço em uma pequena dose com um verme dentro, que é engolido junto com o líquido.

Pesquisar
Artigos Relacionados