Culinária ayurvédica: benefícios e cardápio

links patrocinados

Existem diversos conhecimentos e filosofias que falam sobre os alimentos, inclusive uma bem curiosa que vem de épocas antigas na Índia. Confira mais informações sobre como funciona a culinária ayurvédica: benefícios e cardápio

Do que se trata a culinário ayurvédica

A culinária ayurvedica tem origem indiana
Um dos princípios da culinária ayurvedica é a busca pelo equilíbrio

Mais do que uma dieta, a culinária ayurvédica: benefícios e cardápio promete maior equilíbrio ao corpo da pessoa que seguir os seus preceitos, que têm base em filosofias indianas. O primeiro passo é descobrir qual é o perfil da pessoa, feito a partir de um diagnóstico que mostra quais são os melhores alimentos para determinado biotipo.

Chamados de doshas, existem três tipos deles: o kapha, o pitta e o vata. Cada um desses tipos possuem uma espécie de força e fraqueza diferentes, fazendo com que a culinária ayurvédica: benefícios e cardápio seja bem determinada para cada perfil. Veja abaixo qual o seu perfil e quais os alimentos indicados para reestabelecer a sintonia.

Os kaphas na culinária ayurvédica: benefícios e cardápio

Um dos doshas da culinária ayurvédica: benefícios e cardápio é o kapha, que possui fortes ligações com o elemento água. Esse dosha faz com que o corpo e a mente da pessoa sejam dotadas de características como a umidade, o peso e o frio, devendo-se evitar as comidas que possuem esses aspectos.

Quando ocorre a alimentação com muitos desses tipos de comidas, a pessoa pode ter problemas com a respiração e com as mucosas. Nesse caso, são indicadas as sementes, temperos secos e muitas especiarias indianas. Mingau de aveia morno e o prato kichard são indicados para a desintoxicação de acordo com a culinária ayurvédica: benefícios e cardápio.

Existem três doshas na culinária ayurvedica: o kapha, o pitta e o vata

Sobre as pessoas do dosha pitta

Já quem nasceu sendo pitta é natualmente mais conectado com o elemento fogo e possui características bem específicas. Em uma explicação bem resumida sobre os perfis da culinária ayurvédica: benefícios e cardápio, alguns dos aspectos dessas pessoas são a transpiração facilitada, fatiga por causa do calor, além de um emocional mais teimoso e com muita energia para fazer várias atividades.

Essas pessoas precisam passar longe das comidas picantes ou que estejam muito quentes. O gosto recai mais para as comidas geladas, em especial os sorvetes e saladas, mas sempre com moderação para auxiliar no equilíbrio.

Os doshas representam o biotipo de cada pessoa

Os vatas na culinária ayurvédica: benefícios e cardápio

Se você se identifica mais com um perfil que tem dificuldade para dormir, têm partes dos corpos mais frias que outras, velocidade na execução de tarefas, mas uma má memória, isso pode significar que o seu elemento é o ar. No cado da culinária ayurvédica: benefícios e cardápio, significa o dosha vata.

Para essas pessoas, a dica é evitar os alimentos que possuem ou podem dar gases, por exemplo, como é o caso dos refrigerantes. Também precisam passer longe das comidas amargas para estabelecer um maior equilíbrio com seu corpo. De acordo com os conceitos da culinária ayurvédica: benefícios e cardápio, ambientes frios também precisam ser evitados para não trazer mais seca ao vata.

Os doshas têm base em elementos da terra

Pesquisar
Artigos Relacionados