Culinária árabe: características e principais pratos

links patrocinados

Culinária árabe: características e principais pratos

A gastronomia de um país diz muito sobre aquela determinada região, seus costumes e tradições. Além de saber mais sobre uma cultura, você também estará conhecendo uma culinária totalmente nova e que pode ser muito saborosa. Para isso, você deve estar aberto para conhecer e apreciar novos alimentos, temperos e misturas, que são bem diferentes daquelas que você está acostumado. A culinária árabe, por exemplo, é bastante diferente da brasileira, com seus próprios sabores e aromas. Se você gosta de conhecer novos pratos, confira os principais da gastronomia árabe e se delicie com tudo que ela tem para lhe oferecer.

Características da culinária árabe

A culinária árabe é muito rica, atraindo paladares de todo o mundo.

Culinária árabe: características e principais pratos Culinária árabe

As verduras são muito utilizadas nesta gastronomia, assim como legumes e grãos. Os pratos possuem uma vasta variedade em seus sabores, e podem ser facilmente adaptados. Os árabes são um povo que tem o hábito de receber bem as suas visitas e convidados, e a mesa farta é um sinônimo disso. Outra característica da culinária árabe é a mistura sofisticada dos ingredientes, tanto carnes como os legumes. Além, é claro, de uma enorme variedade de temperos, o que faz da culinária árabe uma das mais conhecidas e apreciadas gastronomias do mundo. No Brasil, os pratos desta culinária foram trazidos pelas comunidades do Líbano e da Síria.

Culinária árabe: características

Sabores que fazem parte desta gastronomia

Como já foi dito, a culinária árabe possui muitos sabores e aromas, oferecendo ao paladar várias sensações. Alguns itens estão muito presentes nos pratos da culinária árabe, e dão muito sabor a comida desta região. Entre as carnes, o carneiro está entre as principais. Ele está, na maioria dos casos, recheado e bem temperado, e pode ser consumido de modo assado ou guisado. Os grãos também estão muito presentes na culinária árabe. Entre os que mais se destacam estão a ervilha, arroz, lentilha, trigo e grão-de-bico. Estes grãos compõem diversos pratos da culinária árabe. As verduras e os legumes também fazem parte dos pratos, principalmente a folha de videira, acelga, abobrinha, pimentão, repolho, berinjela.

Culinária árabe:principais pratos

Ingredientes dos pratos árabes

As frutas e outras iguarias também estão presentes na culinária árabe, dando ainda mais sabor para os pratos. Entre as principais estão damasco, romã, pinhões, azeitonas, laranja, melão, figo, amêndoas, tâmaras, manga, uva, entre outras. Estas delícias são usadas para elaborar bolos, geléias, ensopados, refrescos, pudins, saladas, licores, e muitas outras coisas. As especiarias também são bastante usadas na culinária árabe. Entre elas, é possível citar alcaravia, macis, gengibre, anis, cravo-da-índia, tomilho, canela, cravo, semente de gergelim, snubar, sumagre, cominho, pimenta e noz-moscada. Algumas ervas também são utilizadas como açafrão, alecrim, manjerona, manjericão e hortelã.

Conheça a Culinária árabe: características e principais pratos

Principais pratos da culinária árabe

Em meio a tantos ingredientes, iguarias, especiarias e delícias, a culinária árabe oferece uma enorme variedade de pratos deliciosos, para atrair paladares e gostos diversos. Entre os principais pratos da culinária árabe, destacam-se: homus, sfiha (fechada e aberta), babaganuche, kibe (frito, assado e cru), Beirute (de peru, rosbife, kalage ou presunto), Kafka, charuto (de folha de uva ou de repolho), sesame chicken, abobrinha recheada, tabule, tatouche, michui, pão sírio, ataif, arroz com lentilha, falafel, malabie, bekleua, coalhada (fresca e seca), entre outros. Prove estas delícias e conheça muito mais sobre a cultura árabe, tão rica e encantadora.

Pesquisar
Artigos Relacionados