Cuidados durante a gravidez com a região íntima

links patrocinados

Cuidados durante a gravidez com a região íntima

Todo mundo sabe que o corpo da mulher é bem mais delicado em diversos aspectos, do que o corpo dos homens, ainda mais quando o assunto em questão é a higiene da região íntima. Mas, durante a gravidez é preciso redobrar estes cuidados. Na verdade, nos primeiros meses de gestação, a higiene deve se manter sem mudanças. Mas, quando a barriga começa a crescer este processo começa a ficar mais complicado. Entretanto, é preciso levar em consideração as mudanças que acontecem de forma natural na gravidez, como o aumento das glândulas sebáceas, aumento da quantidade de pelos e ainda aumento da quantidade de secreção vaginal.

Contra indicações

Cuidados durante a gravidez com a região íntima Conheça os Cuidados durante a gravidez com a região íntima

Por isso, na hora de higienizar a região íntima feminina, é totalmente contra indicado utilizar a ducha, tanto para mulheres que estão grávidas quanto para mulheres que não estão. Isso porque a ducha acaba facilitando a entrada dos micro-organismos que estão no meio externo para a parte de dentro da vagina e até mesmo para dentro do útero, causando desta forma infecções mais graves que podem aumentar as chances de rotura da bolsa e do trabalho de parto prematuro.

Confira os Cuidados durante a gravidez com a região íntima

Como realizar uma boa higiene

Pode-se dizer que a gestação é a época que a resistência do nosso organismo fica mais baixa, para principalmente proteger a saúde do bebê. Mas esta baixa na resistência acaba facilitando a instalação de infecções oportunas. Por isso, a melhor forma de evitar a instalação dessas infecções no nosso organismo é mantendo uma boa higiene íntima. Uma boa dica para higienizar bem a sua região íntima é optar por utilizar sabonetes neutros, que não sejam coloridos e que não possuam muito perfume. Vale ressaltar que utilizar apenas uma vez ao dia já é o suficiente.

Saiba os Cuidados durante a gravidez com a região íntima

Confira mais

Outra dica importante é evitar utilizar produtos que possam desencadear irritações na região íntima, como desodorantes, absorventes diários, duchas vaginais e lencinhos umedecidos. Também é importante lavar bem a região anal após ir ao banheiro e não utilizar apenas papel higiênico. Falando em papel higiênico, vale ressaltar que ele deve ser sempre sem perfume e ainda sempre branco.

Alguns Cuidados durante a gravidez com a região íntima

Mantendo uma higiene em dia – Roupas íntimas

Quando o assunto é manter uma higiene em dia em relação ao uso de roupas íntimas, uma boa dica é optar por usar calcinhas de algodão especificas para mulheres grávidas, que não apertam a barriga. Evite ficar muito tempo com o maiô ou com o biquíni molhado. Outra dica é depilar apenas na marca do biquíni e procurar cortar os pelos em excesso com tesoura, já que eles são uma espécie de proteção natural. Quando a barriga crescer, deixe a vergonha de lado e peça a ajuda de outra pessoa. Também vale a pena utilizar calças largas ou saias para não abafar a região íntima. Evite também usar roupas com tecido sintético. Mantenha as mãos sempre limpas e as unhas sempre curtas, evitando compartilhar seu kit de manicure. Com essas dicas você vai garantir a sua higiene íntima sem prejudicar a sua saúde e a saúde do seu bebê.

Pesquisar
Artigos Relacionados