Cuidados ao usar salto alto

links patrocinados

Cuidados ao usar salto alto

Dentre os inúmeros acessórios femininos, poucos são tão eficientes para dar mais elegância do que os sapatos de salto alto. Com eles, a mulher fica com as pernas mais torneadas, silhueta mais fina, bumbum empinado e, claro, mais alta. Por isso, é comum que algumas mulheres mais vaidosas utilizem sapatos de salto alto para qualquer ocasião, como uma simples ida ao mercado.

Embora sejam grandes aliados da elegância, os sapatos de salto alto devem ser utilizados com moderação. Não é raro que as mulheres, após utilizar sapatos de salto alto por algum tempo, reclamem de dores nas panturrilhas quando voltam a andar descalças. De fato, o sapato de salto alto é um inimigo dos músculos, pois impede a correta movimentação das fibras musculares das pernas, notadamente nas panturrilhas. Quem utiliza salto alto indiscriminadamente pode até mesmo ter um encurtamento permanente destes músculos.

Em casos mais graves, os problemas nos músculos da panturrilha podem gerar uma reação em cadeia que afeta todo o corpo, incluindo coxas, coluna cervical e dorsal, tendões e muitas outras partes. Obviamente, isso não significa que o salto alto deva ser banido do guarda-roupa, mas é preciso tomar alguns cuidados quando se estiver ou não utilizando salto alto. Confira, abaixo, alguns cuidados ao usar salto alto.

Cuidados ao usar salto alto: frequência de uso

Cuidados ao usar salto alto Confira os Cuidados ao usar salto alto

Embora seja raro, em alguns casos as mulheres precisam utilizar salto alto profissionalmente. Ou seja, não dá pra escapar do calçado, apenas nos finais de semana. Se este é o seu caso, uma medida simples pode ajudar a minimizar os efeitos do salto alto: todos os dias, varie no comprimento do salto. Quando estiver em casa, ande descalça, para voltar a alongar os músculos da panturrilha.

É extremamente reprovável a utilização de sapatos de salto alto todos os dias. Se você não pode escapar disso, aproveite o final de semana para relaxar a musculatura, andando com sapatilhas, chinelos ou mesmo descalça.

Conheça os Cuidados ao usar salto alto

Cuidados ao usar salto alto: alongamento

Mesmo quem não usa sapatos de salto alto todos os dias deve praticar exercícios de alongamento com frequência. Os principais exercícios, neste caso, são aqueles que alongam a panturrilha: deitada no chão, com as costas para baixo, apoie um pé no chão e, com uma toalha, “abrace” o outro. Com o calcanhar apontado para o teto, vá puxando, aos poucos, a ponta do pé em direção a seu rosto, até onde for possível sem dor. Repita o procedimento com o outro pé.

Saiba os Cuidados ao usar salto alto

Modelos alternativos

É possível tomar alguns cuidados mesmo durante a utilização do salto alto. Dê preferência para modelos que tenham salto e bico quadrados, pois eles proporcionam maior conforto e estabilidade. As plataformas também são muito bem-vindas, sendo inclusive recomendadas por ortopedistas.

Cuidados ao usar salto alto - saiba mais

Outros cuidados

Se você vai para o trabalho de carro, uma boa dica é deixar outro par de sapatos no veículo, sem salto. Desta forma, pelo menos durante o trajeto você ficará mais confortável. À noite, se você utilizou salto alto o dia inteiro, dedique alguns minutos para fazer uma massagem completa nos pés.

Pesquisar
Artigos Relacionados