Cuidados ao comprar um imóvel

links patrocinados

Cuidados ao comprar um imóvel

Adquirir um imóvel é um dos passos mais importantes da vida. Tanto que, no Brasil, temos até o chavão “o sonho da casa própria”. De fato, comprar um imóvel está mesmo perto de um sonho: a grande maioria das pessoas tem uma renda incompatível com a aquisição de uma casa, o que nos leva a recorrer a financiamentos que, muitas vezes, duram décadas. Mas, ainda assim, vale a pena, desde que tomemos uma série de cuidados importantes para que o sonho não se torne um pesadelo. É preciso analisar tudo, desde as questões burocráticas até a estrutura da casa. Confira, abaixo, algumas de nossas dicas para evitar dores de cabeça ao comprar um imóvel.

Cuidados burocráticos ao comprar um imóvel

Cuidados ao comprar um imóvel Confira os Cuidados ao comprar um imóvel

Se você já encontrou aquele imóvel de seus sonhos, confira atentamente documentos como a certidão negativa de ônus, a certidão negativa de IPTU e, caso o imóvel seja em condomínio, entre em contato com o síndico para saber se há débitos em relação a mensalidades anteriores.

É importante lembrar que qualquer imóvel precisa ser registrado em cartório. Isso é feito através da matrícula, que é uma espécie de RG da casa. O registro trará informações como o nome do proprietário e a descrição do local. Por fim, precisamos também verificar a documentação do antigo proprietário, o que ajuda a evitar possíveis problemas no futuro. A lista de documentação é extensa e, se você estiver encontrando dificuldades, é muito importante contar com a ajuda de um corretor de imóveis.

Comprar um imóvel

Cuidados técnicos ao comprar um imóvel

Antes de ter de se preocupar com os aspectos burocráticos da compra, você precisará, claro, escolher um imóvel. Embora a aparência seja importante, uma boa escolha está nos detalhes. Alguns elementos que devem ser levados em conta são a segurança e qualidade das portas, tipo e estado de conservação de rodapés e assoalhos e situação dos quadros de energia e caixas de fiação.

Também é preciso verificar com bastante cuidado se há cupins nos rodapés. Confira, também, o acabamento do teto. Para isso, é ideal fazer uma visita ao local após um ou vários dias de chuva, par a conferir se há goteiras.

Dicas de Cuidados ao comprar um imóvel

Vizinhança

Fique atento, também, aos arredores. Se houver um terreno ao lado da casa, por exemplo, há grande possibilidade de que seja feita uma nova obra em breve, o que pode depreciar seu imóvel consideravelmente. Além dos próprios incômodos da obra, que pode durar mais de um ano, há o risco de a nova construção ser muito alta, impedindo a incidência de sol em sua casa e trazendo problemas com umidade. Antes de comprar um imóvel, converse com os vizinhos sobre a segurança da região e a tranquilidade do local.

Cuidados que você deve ter na hora de comprar seu imovél

Sem pressa

Como bem sabemos, a pressa é inimiga da perfeição. Na hora de comprar um imóvel, não se deixe levar pela ansiedade. Se for possível, alugue o imóvel por alguns meses, para ter a certeza de que aquele é o lugar ideal. Lembre-se de que, muitas vezes, um imóvel é para a vida inteira.

Pesquisar
Artigos Relacionados