CTA IFI

links patrocinados

CTA IFI

CTA IFI

Sobre o CTA IFI

Criado em 1971, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) é um dos diversos institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (CTA), diretamente subordinado às Forças Aéreas Brasileiras.

Sediado em São José dos Campos, cidade que abriga toda a estrutura do CTA – incluindo o ITA, um dos mais conceituados centros de ensino superior do Brasil -, o IFI é o órgão responsável pelas normas de segurança e padronização dos produtos e sistemas aeroespaciais do Comando da Aeronáutica.

Setores

Para realizar suas operações, o IFI é dividido em quatro grandes setores com responsabilidades bem definidas. São eles: Divisão de Certificação Aeroespacial (CPA), que certifica produtos militares e espaciais; Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão (CSG), que atua na normalização através de testes em laboratório e auditorias; Divisão de Confiabilidade Metrológica (CFM), que trabalha com instrumentos de calibração e medição.

Por fim, há a principal divisão, a CFA, ou Divisão de Coordenação e Fomento Aeroespacial. Este é o setor responsável pela logística da indústria aeroespacial brasileira, atuando através do levantamento de demandas e execução de ações de adequação da indústria às necessidades do Comando da Aeronáutica. ACFA fecha acordos com a indústria e verifica se os requisitos do contrato estão sendo cumpridos.

Empresas

A certificação do IFI garante que uma empresa cumpre uma série de requisitos de qualidade e confiabilidade em seus produtos. Estas empresas recebem apoio do CTA, como transferência da tecnologia gerada pelos laboratórios da Aeronáutica. O reconhecimento internacional recebido pelas Forças Aéreas Brasileiras faz com que este certificado seja muito cobiçado pelas empresas.

Apesar de ter seu foco voltado para produtos do setor aeroespacial, as empresas certificadas pelo IFI, por vezes, também atuam no mercado tradicional, produzindo mercadorias de uso cotidiano. Alguns exemplos de empresas são a 3M, Bravio, Delphi e Goodyear.

Para conhecer mais sobre o IFI, acesse o site do Ministério da Defesa. Lá também é possível encontrar a lista completa de empresas que já receberam o certificado de qualidade do instituto.

CTA Concurso

CTA Concurso

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o DCTA, é a nova denominação do antigo CTA (Centro Técnico Aeroespacial) que entrou em vigor desde o ano de 2009.

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial é um departamento que pertence à Força Aérea do Brasil. O seu objetivo é coordenar todos os tipos de esforços nas áreas que são referentes ao ensino, às atividades aeroespaciais e à tecnologia.

Criado pelo Marechal cearense Casimiro Montenegro Filho, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial era chamado, no início, de Comando-Geral de Pesquisas e Desenvolvimento. Em seguida, passou a ser denominado como Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento (DEPED).

Características do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

Já no ano de 2006, toda a estrutura física e administrativa do Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento foi transferida para a cidade de São José dos Campos, localizada no interior no estado de São Paulo. Dessa forma o Centro Técnico Aeroespacial, o CTA, foi transformado em um Grande Comando Militar.

Desde a época em que foi criado, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial vem realizando trabalhos de grande importância, através da coordenação e do acompanhamento de implantação de diversos projetos que foram bem executados e bem sucedidos que passaram a ocupar papel imprescindível no desenvolvimento e crescimento de toda Aeronáutica e do Brasil. Um desses projetos, por exemplo, foi a implantação da Indústria Aeronáutica Brasileira e o início das relações com a área de Pesquisa Espacial.

Sobre o CTA Concurso

O último concurso aberto para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial aconteceu no mês de setembro do ano 2009. Ao todo, foram noventa e três vagas disponibilizadas em cargos de nível superior e médio.

O concurso público do DCTA foi realizado para o provimento dos cargos efetivos das carreiras de Ciências e Tecnologia. Quem realizou e aplicou as provas desse concurso foi a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Vunesp.

Sobre as vagas do Concurso – CTA

As vagas que foram disponibilizadas nos concursos de 2009 foram: Analista C & T Junior – Administração (três vagas), Orientação Educacional (uma vaga), Recursos Humanos (duas vagas), Segurança do Trabalho (uma vaga) e Serviço Social (uma vaga); Tecnologista Junior – Civil (uma vaga), Elétrica (uma vaga), Elétrica / Eletrônica (duas vagas), Eletrônica (uma vaga), Mecânica (sete vagas), Química (uma vaga), Tecnologia da Informação (quatro vagas), Telecomunicações (uma vaga); Tecnologista Pleno – Elétrica/Eletrônica (uma vaga), Gerência de Projetos ( uma vaga); Assistente em C & T Assistente I – Administração (doze vagas), Almoxarifado (uma vaga), Contabilidade (três vagas), Recursos Humanos (quatro vagas), Secretariado (duas vagas); Técnico I – Desenhista Projetista (três vagas), Edificações (cinco vagas), Elétrica (uma vaga), Eletromecânica (duas vagas), Eletrônica (sete vagas), Informática (quatro vagas), Mecânica ( onze vagas), Qualidade (uma vaga), Química ( três vagas), Refrigeração (duas vagas), Segurança do Trabalho (uma vaga), Soldagem (uma vaga) e Telecomunicações (uma vaga).

Nesse concurso, a remuneração variava de acordo com o cargo e o nível de escolaridade, entre os valores R$ 2.504,68 a R$ 5.111, 07.

Fotos

CTA ConcursoCTA Concurso
Base do CTABase do CTA
O CTA possui várias funçõesO CTA possui várias funções

Pesquisar
Artigos Relacionados