CTA Araraquara

CTA Araraquara

CTA Araraquara

Sobre a CTA Araraquara

Foi no final da década de 50 que Araraquara passou a contar com os tróleibus, ou seja, ônibus elétricos. A empresa que passou a fornecer o serviços foi a CTA, Companhia Tróleibus Araraquara, que existe até hoje e continua oferecendo um transporte público de qualidade aos moradores da cidade.

No início da historiada CTA, a empresa contava com apenas sete ônibus. Porém, a cidade já contava com 18 km de rede elétrica aérea, com cabos, postes e acessórios, além de uma subestação retificadora de corrente elétrica, garagem, oficina e dependência.

Porém, a história dos tróleibus termina no ano 2000. Como este serviço foi entrando em declínio em todo o Brasil, o total de quilômetros de rede elétrica foi diminuindo. Em 1993 e 1994 foram excluídos 19 tróleibus; em 1995 havia apenas 27 e em 1999 o sistema foi suspenso. Em 2000, ainda foi reativada uma linha, mas ela foi cancelada ainda no mesmo ano.

Conforme os tróleibus foram sendo suspensos, os ônibus foram tomando o lugar. Atualmente, a CTA mantém o Museu do Tróleibus, com fotos, equipamentos e peças do veículo. O primeiro veículo também foi reconstituído e está presente no Museu.

Serviços da CTA Araraquara

Atuando com ônibus comuns, a CTA atualmente tem uma frota variada de veículos. Os mais recentes são oito veículos Volkswagen Comil adquiridos em 2008. Também existem 25 ônibus Volkswagen/Caio Apache, 15 Volks Comil de 1999, 25 Caio Alpha, 10 ônibus Volks/16.180 de 1995 e outros quatro de 1994 e 11 veículos Mercedes Benz.

Existem 28 linhas atendidas pela CTA em Araraquara. A empresa oferece trabalho para 634 pessoas e do total da frota, 65 ônibus circulam regularmente, sendo que os outros veículos funcionam nos horários de pico.

Ainda estão sob a responsabilidade da CTA o Terminal Central de Integração e o Terminal de Passageiros, além dos bilhetes, que podem ser o cartão vale transporte, vale específico para idosos e deficientes, Cartão Integra Vale Transporte, Cartão Integra Comum, Cartão Integra Estudante, Cartão Integra Educação e Cartão Integra Múltiplo.

O Cartão Integra Vale Transporte é concedido pelas empresas aos seus funcionários. O Cartão Integra Comum pode ser utilizado por qualquer morador e oferecer o benefício da tarifa turística nos domingos e feriados. O Cartão Integra Estudante é direcionado para os alunos da rede pública ou privada de ensino. Já o Cartão Integra Educação é entregue ao Poder Público e aos servidores. E o Cartão Integra Múltiplo é adquirido em pontos de venda e não pode ser recarregado.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados