CRM-RS: concurso público 2013

links patrocinados

CRM-RS: concurso público 2013

Ciado no ano de 1947, com o intuito de recolher e industrializar (beneficiando o mineral) o carvão minera, a DACM (Departamento Autônimo de Carvão) deu origem ao CRM (Companhia Riograndense de Mineração), a qual foi direcionada a função de abastecer a Viação Férrea do estado localizado no extremo Sul.

Saiba mais

CRM-RS: concurso público 2013 CRM-RS

Companhia Riograndense de Mineração produz, anualmente, cerca de 3 bilhões de toneladas de carvão mineral. A importância do carvão mineral para o processo inicial das fábricas (especificadamente durante a Revolução Industrial) foi de extrema importância, visto que não havia outras formas de energia. Por mais que na maioria dos países esta matéria-prima energética tenha sido substituída por fontes limpas – e até mesmo infinitas – como e o caso da energia hidrelétrica e daquelas oriundas de forma nuclear, o carvão mineral ainda é responsável por uma parcela significativa de fonte de energia.

No Brasil, a utilização do carvão mineral como fonte de energia está presente em 1,5% das indústrias, por mais que seja considerado um número baixo, a CRM detém um poder socioeconômico bastante expressivo em âmbito nacional, atribuindo em pesquisas de melhoramento energético, gerando muitos empregos e atuando com grande relevância em projetos ambientais que buscam a recuperação dos locais de extração.

Concurso público

CRM-RS: Concurso Público 2013

Devido ao caráter “meio a meio” da Companhia Riograndense de Mineração, ou seja, parte das ações da empresa é estatal e parte é privada, o ingresso profissional nesta instituição é decorrido pela aprovação em um concurso público.

No ano de 2013, a CRM-RS lançou um novo edital confirmando a realização de um novo processo seletivo a fim de recrutar cerca de novos 90 funcionários. Os cargos disponíveis se dividem em:
– Nível Fundamental, nas seguintes funções: lubrificador, operador de máquinas, telefonista, serviços gerais, eletricista e mecânico de manutenção, operatriz, motorista e soldador.

– Nível Médio, nas seguintes funções: técnicos: desenhista, em informática, contábil, em eletrônica, em eletromecânica, mecânico, químico laboratorial, em mineração e em técnico em segurança do trabalho e assistente administrativo.

– Nível Superior, nas seguintes funções: analista de sistemas, administrador, engenheiro mecânico, advogado e engenheiro civil.

Confira CRM-RS: concurso público 2013

Processo Seletivo

A data da prova será informada pelo edital em no máximo oito dias antes da realização da mesma, o processo seletivo se difere de acordo com cada área pretendida, havendo, inclusive fase comprobatória de documentação e validação de diploma, além disso, o candidato deve estar fisicamente apito a ocupar o cargo designado, para confirmação de tal, este será submetido a um exame médico.

A validade do processo seletivo é de dois anos, estes começarão a contarem a partir do resultado do concurso, podendo haver prorrogação por mais dois anos.

Rio Grande do Sul

Inscrições para CRM-RS: Concurso Público 2013

O prazo de inscrição vai até o dia 30 de Agosto de 2013. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pelo site do FDRH. O valor das inscrições varia de acordo com o cargo pretendido, este valor oscila entre 36,10 e 137,19 reais.

Vale ressaltar que 16 vagas serão destinados a profissionais com deficiência e 9 serão reservadas para negros ou pardos.

Pesquisar