CPP – Sindicato dos Professores

links patrocinados

CPP - Sindicato dos Professores

CPP Sindicato dos Professores

Os trabalhadores brasileiros já sabem a importância que tem o profissional ser afiliado a um sindicato de acordo com o seu trabalho. Afinal, é com o sindicato que o trabalhador pode contar quando há algum problema entre o empregado e o empregador. Os sindicatos também sempre têm como objetivo lutar pelos direitos dos trabalhadores, bem como benefícios necessários para os empregados.

Objetivos da CPP Sindicato dos Professores

É com este intuito que a CPP Sindicato dos Professores trabalha. Pois, já na década de 30 havia diversos sindicatos que atendiam diversas classes trabalhadoras.

Entretanto, também nesta época não existia um sindicato próprio para os professores que pudesse representar esta classe que já há muitos anos se configura como a maior categoria de profissionais de serviço público do estado de São Paulo. Então, os professores estaduais resolveram se uniram para juntos poderem criar uma organização, ou então entidade para unir ainda mais a força dos professores. Esta seria a primeira vez que a categoria dos professores estaduais se uniria para representar a classe dos educadores. Assim, o grupo de professores passaram a ter voz própria.

Então, o Centro de Professorado Paulista surgiu devido a esta necessidade de haver uma entidade que pudesse representar os professores frente ao poder do Estado. A associação tem o objetivo, desde a sua fundação, ir atrás dos direitos dos professores e também por um ensino público de qualidade. Quem presidiu a primeira reunião que prepararia a fundação da entidade foi Amadeu Mendes.

A época da fundação da CPP Sindicato dos Professores

Foi no dia 19 de março de 1930 que a organização de professores decidiu qual o nome seria dado à entidade. Também foi formada uma comissão para pensar e também redigir os estatutos da CPP Sindicado dos Professores. Então, no dia 30 de abril de 1930 foi convocada uma Assembleia Geral para eleger a primeira composição da diretoria da entidade, na qual foi eleito o diretor Cimbelino de Freitas. Foi então que surgiu o primeiro Centro de Professorado Paulista.

Coincidentemente o fim do primeiro mandato da primeira diretoria aconteceu em um momento de intensa e constante agitação política, e então, foi Sud Menucci que assumiu a presidência da CPP Sindicato dos Professores.

Uma das primeiras reivindicações da CPP Sindicato dos Professores foi equiparar os vencimentos de todos os professores, de todas as categorias, e também o aumento dos salários, de forma progressiva, para evitar assim que os professores se deslocassem para outras escolas. A intenção deste pedido da CPP Sindicato dos Professores era que os educadores se fixassem em penas uma escola. Entretanto, o estado de São Paulo foi bem inflexível com as reivindicações da entidade. Por outro lado, a CPP Sindicato dos Professores conseguiu que seus pedidos fossem atendidos.

Como está a CPP Sindicato dos Professores

Atualmente, o centro de Professorado Paulista tem mais ou menos 120 mil professores associados. Há também 90 sedes regionais nas cidades do interior de São Paulo e mais 5 subsedes na capital paulista. A CPP Sindicato dos Professores conta também com a Clínica Médica, Institutos de Estudos Educacionais, colônias de férias e diversas outras instalações.

Fotos

Confira Fotos sobre CPP – Sindicato dos Professores:

Obras no CPP - Sindicato dos Professores Sindicato dos Professores CPP CPP - Centro do professorado paulista CPP Sindicato

Pesquisar
Artigos Relacionados