CPP São Paulo

links patrocinados

CPP São Paulo

CPP São Paulo

Sobre o CPP São Paulo

O Centro do Professorado Paulista, ou CPP, é um órgão que busca reivindicar os direitos dos professores do estado de São Paulo e dar voz à classe perante o poder público. Sua sede central está localizada na Avenida Liberdade, na capital paulista.

Origens do CPP

O CPP foi criado em 1930 por um grupo de professores preocupados com a falta de representatividade da classe. Naquela época, esta categoria profissional já era a maior do serviço público do estado.

Em 30 de abril de 1930, pouco mais de um mês após a criação do CPP, estava redigido e aprovado o estatuto da sociedade. A primeira reivindicação do CPP já deixou clara sua intenção de lutar pelos direitos dos professores perante o poder público: era exigida a equiparação salarial de todas as categorias de professores e aumento progressivo de salários.

Estrutura do CPP

Hoje, após mais de 80 anos de existência, o CPP conta com mais de 120 mil associados. Possui 90 sedes regionais no interior paulista, cinco subsedes na capital, clínica médica, alojamento, oito colônias de férias e o Instituto de Estudos Educacionais Sud Mennucci – homenagem a um dos grandes presidentes do CPP.

Seja sócio

Para se filiar ao CPP é necessário atuar na rede pública de ensino do estado de São Paulo. Os benefícios incluem alojamento em 20 cidades, clínica médica com direito a seis consultas gratuitas por ano, cursos de línguas, computação, dança, yoga e pintura, colônia de férias em cidades como Itanhaém e Águas de Lindóia.

O CPP também possui convênio com diversas instituições privadas de Ensino Superior, oferecendo descontos nas mensalidades para graduação e pós-graduação. Entre elas estão a PUC-SP e o Mackenzie, duas das mais renomadas faculdades do estado.

Para se tornar sócio, vá ao site do CPP e preencha a proposta de filiação. É necessário permanecer filiado por no mínimo doze meses. O professor pode escolher a forma de pagamento mais adequada às suas necessidades, como desconto em folha de pagamento, débito automático ou boleto.

CPP SP

CPP SP

Sobre o CPP SP

CPP, Centro do Professorado Paulista, nasceu em 1930 com o intuito de conter uma representatividade perante os professores do serviço público do Estado de São Paulo. Naquele tempo, a classe já era considerada a maior categoria profissional do serviço público do Estado de São Paulo.

Objetivo inicial da construção da Sociedade

Seu objetivo inicial era lutar pelos direitos dos professores frente aos diversos poderes do Estado, e em contrapartida, por uma escola pública de qualidade. A primeira reunião foi presidida pelo então educador Amadeu Mendes. Esta reunião teve o caráter de fundar uma sociedade com o fim de unir os professores do serviço público do Estado de São Paulo.

Quem liderou as organizações para a construção da nova sociedade foi o professor Cimbelino Ramos de Freitas, que aconteceu no dia 19 de março de 1930. Neste dia também foi escolhido o nome que se chamaria tal sociedade, além da comissão que iria redigir os estatutos.

Dia da eleição para Presidente do Centro do Professorado Paulista

A primeira diretoria foi eleita então no dia 30 de abril, dia que aconteceu a assembleia geral. Para presidente ficou a cargo também de Cimbelino de Freitas, desta forma nascendo o Centro do Professorado Paulista.

Uma das primeiras reivindicações da nova sociedade foi a equiparação dos salários de todas as categorias de professores. A entidade ainda lutava para que aumentasse os vencimentos dos professores para que evitasse sua saída para outras áreas, fazendo com que sua permanência fosse maior, melhorando assim a qualidade do ensino, com uma continuidade no processo pedagógico frente aos alunos.

Grandes presidentes do Centro do Professorado Paulista

Entre os grandes presidentes que estiveram a frente do Centro do Professorado Paulista destacam-se Genésio de Almeida, Licínio Carpinelli, Arnaldo Laurindo, Joaquim Silvério Gomes dos Reis, Sólon Borges dos Reis, Palmiro Mennucci, entre outros que lutavam sempre para a melhoria da educação. No ano de 2009 assumiu o professor José Maria Cancelliero.

Hoje o Centro do Professorado Paulista conta com aproximadamente 120 mil associados. Ela dispõe ainda de 90 sedes regionais no interior do estado e mais 5 subsedes na capital São Paulo, além ainda do Instituto de Estudos educacionais Sub Mennucci, a Clínica Médica, o alojamento em São Paulo e em várias sedes do interior.

Pesquisar
Artigos Relacionados