CPF 2ª Via

links patrocinados

CPF 2ª Via

CPF 2ª Via

Sobre o CPF 2ª Via

O CPF é um dos documentos que são usados pelos brasileiros no seu dia a dia. O CPF é mais conhecido pela sua sigla, que quer dizer Cadastro de Pessoas Físicas. Esse cadastro é realizado pelo Ministério da Fazenda, através da Receita Federal, com o objetivo de armazenar informações cadastrais dos contribuintes cadastrados.

Informações sobre o CPF

Aquelas pessoas que vão solicitar a primeira via do Cadastro de Pessoas Físicas CPF precisam ir até uma das agências conveniadas da Receita Federal, como os Correios, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Vale lembrar que é cobrada a taxa de R$5,70 para fazer a solicitação deste documento nos locais citados acima. Todas as pessoas maiores de 18 anos são obrigadas a se cadastrar no CPF. Pessoas com menos idade podem se cadastrar voluntariamente, caso queiram. Vale lembrar que os maiores de 18 anos precisam apresentar o seu título de eleitor na hora de fazer a solicitação do documento.

Vale lembrar que é possível consultar o número do seu CPF em até 48 horas de fazer a solicitação. Para isso, é só entrar no site da Receita Federal na internet e clicar em “ cidadão” e em seguida “consulta andamento de pedido de CPF”.

Como fazer a segunda via do seu CPF?

Mas se você perdeu o seu CPF e precisa solicitar um novo documento, saiba aqui quais são os passos para tirar o seu novo Cadastro de Pessoas Físicas. O processo é parecido com a emissão do documento para aqueles que ainda não são cadastrados.

Primeiramente, é necessário que vá até uma das agências que fazem a solicitação deste importante documento, agências dos Correios ou dos Bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. Depois preencha a ficha, relatando o motivo do pedido, e pagar a taxa de R$5,70.

É importante frisar de que no site do Ministério da Fazenda na internet, os usuários também podem realizar consultas sobre o andamento do processo daquelas pessoas que solicitaram o documento pela primeira vez, que pediram segunda via do seu CPF, pedidos de regularização cadastral e alteração de dados, entre diversos outros serviços.

CPF Consulta

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um documento exigido no Brasil para que o cidadão possua realizar diversas atividades. Ele existe como uma forma de identificação e cadastro da pessoa na Receita Federal, ou seja, ele basicamente dá o direito da pessoa realizar diversos tipos de transações de negócios, como compra de produtos.

Para isso, cada pessoa possui um numero de identificação do CPF. Atualmente, o CPF é em formato de cartão de identificação e é formado por 11 números que realizam esta identificação. O número não pode ser mudado após ter sido emitido pela Receita.

A principal função do CPF é a consulta de dados sobre a pessoa, principalmente para saber a situação do crédito da pessoa. Ou seja, uma instituição financeira ou uma loja realiza a consulta ao CPF quando realiza o cadastro para alguma transação financeira e saber se está pessoa está em dia com os seus pagamentos.

A consulta pode ser feita através de um sistema ligado a receita e também através do site do órgão. A consulta pode ser feita para que o contribuinte saiba como está a sua situação sobre o imposto de renda. Além disso, pode realizar uma busca para consultar se o seu nome e numero do CPF estão cadastrados em órgãos de proteção ao crédito.

Dados emitidos CPF Consulta

Quando a consulta é pedido a Receita Federal, ela realiza um relatório que aponta a diversas informações relativas ao numero consultado, como nome do portador do CPF, data de nascimento, endereço, origem da emissão do documento e também a situação do mesmo.

Este relatório ainda aponta outros dados, se a pessoa já realizou algum tipo de fraudo, possui algum tipo de restrição ou pendencia financeira, se está em uma sociedade, entre outros. Também da para saber se a pessoa ja emitiu cheque sem fundo e se tem titulo em protesto.

A consulta ao CPF funciona como uma forma da instituição ou empresa conhecer melhor o indivíduo. O CPF também tem sua função de defesa, já que se o nome da pessoa constar no Serasa, por exemplo, ela pode negar a compra.

GD Star Rating
loading...
CPF 2ª Via, Nota: 3.5 de 5 com 6 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados