CPEX Individual

CPEX Individual

CPEX Individual

Sobre o CPEX

Por mais que hoje a carreira militar seja vista como um fardo para muitos brasileiros, sendo que todos os homens quando completam 18 anos são obrigados a se alistar, o exército já foi considerada uma instituição de extrema importância no país. Assim, ainda existem aqueles que fazem parte e que querem honrar a nação nesse sentido.

Informações restritas

Quem entra na carreira militar tem um serviço diferenciado para receber o pagamento da instituição. O CPex – Centro de Pagamento do Exército – foi criado somente com o intuito de realizar as transações financeiras que remuneram os militares em atuação ou que já não exercem mais a sua função.

Para poder verificar os dados individuais de cada profissional vinculado ao exército, o site oficial do CPex criou uma página para permitir esse acesso individual. Para se conectar à área restrita com as informações que dizem respeito somente à situação de cada militar, é preciso ter alguns documentos em mão.

Primeiramente, a pessoa que quer visualizar os dados da área individual deve preencher três campos com informações pessoais. O primeiro diz respeito ao Prec/CP, que é obrigatório ser identificado. Em seguida, o número do CPF deve ser inserido, também obrigatoriamente. Por fim, o Código da Unidade, obtido no cabeçalho do contracheque, deve ser identificado.

Origens da instituição

Uma imagem que possibilita perceber como a instituição do CPEx é uma que remonta ao passado do Brasil é a do próprio símbolo da organização. Alguns elementos são compostos para fazer referência às origens tanto do país quanto do próprio exército.

A primeira característica que pode ser observada é que o formato do escudo faz referência ao do peninsular português, filetado na cor de ouro, mineral muito procurado na época da colonização. As cores vermelha e azul são as oficiais do exército, sendo que a primeira é predominante com relação à segunda.

O semblante do mapa do Brasil fica restrito dentro de uma moeda de prata, sendo que ainda dentro do mapa estão identificadas as linhas viárias. O motivo para este último recurso é representar como começou o processo de integração do país. Portanto, toda a representação do CPEx faz alguma referência ao nosso passado.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados