Cpex Centro de Pagamento do Exército

Cpex Centro de Pagamento do Exército

Cpex Centro de Pagamento do Exército

Sobre o Cpex

Como forma de substituir a Pagadoria Central de Pessoal, foi instituído o Centro de Pagamentos do Exército (CPEx) em março de 1982. O decreto que criou o órgão é o de número 86.979.

No ano de 1988, ocorreu a regulamentação do CPEx, que tem por função básica realizar o serviço de pagamento de salários e benefícios dos integrantes do Comando do Exército. Os pagamentos são feito com o auxílio de sistemas de informática.

Líderes

Desde o surgimento, a instituição já foi chefiada por treze altos oficiais das Forças Armadas. O atual chefe do CPEx, empossado em março de 2010, é o General de Brigada Expedito Alves de Lima.

Organograma

Assim como os demais órgãos oficiais, no CPEx também existe uma hierarquia de comando (a forma como as unidades funcionais estão posicionadas de acordo com sua importância e função dentro do sistema).

No caso específico do Centro de Pagamento do Exército (CPEx), o organograma é formado por quatro níveis hierárquicos. No topo da cadeia, e responsável por todas as decisões finais, está o Chefe do CEPx. Ele é diretamente auxiliado / aconselhado por um Chefe de Gabinete, ao qual estão subordinados os seguintes setores: Seção de Pessoa, Assessoria Jurídica e Arquivo, Expedição e Amoxarifado.

O terceiro nível da organização, subordinado diretamente ao Chefe do CPEx, é composto por cinco áreas: Pessoal Militar da Ativa, Militares Inativos e Pensionistas Militares, Administração Financeira, Pessoal Civil e Planejamento Controle de Programas e Legislação.

Referente aos dois últimos setores mencionados no nível hierárquico anterior, estão ligadas tecnicamente a Secretaria de Estado da Administração e do Patrimônio (SEAP), o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e o Centro de Telemática do Exército (CITEx).

Calendário de pagamento

Os pagamentos mensais, referentes aos períodos trabalhados em 2011, serão feitos nas seguintes datas: dois de fevereiro, dois de março, quatro de abril, três de maio, dois de junho, quatro de julho, dois de agosto, dois de setembro, quatro de outubro, três de novembro, dois de dezembro e três de janeiro de 2012.

Site

No portal do CETx na internet, é possível obter diversas informações como as entidades consignatárias, as taxas de juros, as entidades credenciadas, os bancos conveniados, etc. Além disso, o usuário poderá consultar a Legislação EC e o calendário 2011/2012 – EC.

GD Star Rating
loading...
Cpex Centro de Pagamento do Exército, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados