CPEx – Centro de Pagamento do Exército Brasileiro

CPEx – Centro de Pagamento do Exército Brasileiro

Criado em 1982, o CPEx (Centro de Pagamento do Exercito Brasileiro) tem como objetivo fazer os pagamentos centralizados no Comando do Exército, tanto para militares em execução quanto para quem não exerce mais a sua função. Tido como um referencial no que diz respeito ao pagamento centralizado, este órgão prioriza a excelência a fim de ganhar reconhecimento na área da Administração Pública.

A carreira militar, para muitos meninos, é analisada como um fardo, já que quando completam 18 anos são obrigados a fazer o alistamento, muito embora o exército já tenha sido considerado muito importante para o Brasil.

O Exército Brasileiro é responsável pela defesa do território e da soberania brasileira, além de garantir a manutenção da Lei e da Ordem e ajudar a população em caso de calamidade. Considerado como uma das três Forças Armadas do Brasil, o Exército tem como comandante supremo o Presidente da República.

Um pouco da história do Exercito Brasileiro

Pode-se considerar que a história do exército brasileiro teve início com a independência do país. Como todo confronto, durante a separação do Brasil de sua metrópole houve resistência por parte das províncias de Cisplatina, Bahia, Maranhão e Pará. Na ocasião, foi necessária a interferência do exército. Nesse episódio, uma personagem ganhou maior evidência: Maria Quitéria. A baiana entrou para a batalha disfarçada de homem e obteve grande destaque em campo.

Tradicionalmente, no dia 19 de abril comemora-se o Dia do Exército, em referência à Batalha dos Guararapes, que envolveu holandeses e luso-brasileiros. Durante a guerra, foi reconhecida a união entre indígenas brasileiros, escravos africanos e brancos, portugueses e brasileiros, para reconquistar o território que há anos era ocupado pela Holanda no nordeste do Brasil.

CEPx: Área individual

A pessoa que opta pela carreira militar possui um serviço diferenciado para receber o pagamento da instituição: o CPEx. O profissional vinculado ao exército pode verificar os seus dados no site oficial do órgão. Há uma página exclusiva que permite o acesso individual. Para isso, é preciso preencher os três campos com informações pessoais e seguir as instruções.

Como se vê, o site é um importante canal entre a instituição e os servidores. Vale lembrar que eles devem acessá-lo constantemente a fim de fazer consultas particulares ou para verificar se há alguma novidade ou aviso de caráter urgente.

O distintivo

O distintivo é um objeto ou acessório honroso que é apresentado ou exibido para indicar alguma realização notável em serviço. Pode ser classificado como um símbolo de autoridade, conferido através do juramento (corporações policiais, militares ou corpo de bombeiros) ou uma simples comprovação de algum cargo específico, status estudantil ou como meio de identificação (crachá).

O formato do distintivo do CPEx é uma referência à Península Ibérica e é predominado pelas cores vermelha, azul, branca e dourada. As duas faixas que se encontram na parte superior têm cores que representam o Exército. Ao centro, possui um losango e em seu interior, o verso de uma moeda de prata que mostra o mapa viário do Brasil. A moeda foi considerada símbolo do primeiro fator de integração e as duas folhas de acanto, insígnias da intendência.

Contracheque

Os militares que recebem o seu pagamento pelo CPEx possuem um contracheque como forma de comprovação. Os bancos que disponibilizam esses comprovantes são o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, HSBC, Banrisul e Bradesco. O documento pode ser extraído nos terminais de autoatendimento, pela internet ou no site do órgão. Vale ressaltar que a versão impressa, remetida pelos correios, não está mais disponível. Já os bancos Itaú, BRB e Citibank ainda não disponibilizam o contracheque.

GD Star Rating
loading...
CPEx - Centro de Pagamento do Exército Brasileiro, Nota: 5.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados