Correndo no verão

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Correndo no verão

Você adora praticar atividades físicas, mas neste calor está quase impossível não é mesmo? O calor intenso que anda fazendo pode colocar todo o seu treino em risco, tendo mais chances de sentir moleza, hipertermia, cãibras e sofrer desidratação. Ao correr ao ar livre por exemplo, é importante que você se preocupe com o horário, em manter o corpo sempre hidratado e em usar sempre roupas leves.

Correndo no verão – Problemas mais comuns: Desidratação e Hipertermia

Correndo no verão Correndo no verão - saiba mais

Quando estamos desidratados além de perder água, nosso corpo perde sais minerais. Numa corrida moderada o atleta chega a perder até um quilo do peso do corpo. Quando esse índice ultrapasse os dois quilos, o mais indicado é ingerir isotônicos, porque eles contêm uma maior concentração de sais minerais. Vale ressaltar que depois da corrida é importante que você evite ingerir bebidas alcoólicas. O ideal é tomar sucos de frutas e água para repor as energias, líquidos e carboidratos perdidos. Já a hipertermia acontece quando o nosso corpo atinge uma temperatura alta, prejudicando o metabolismo e o funcionamento de muitos órgãos. Deve-se tomar cuidado porque a partir de 41 graus começam a aparecer riscos graves de saúde. Por isso é importante praticar os exercícios em horários em que o sol esteja mais baixo, não se esquecer de beber bastante água e usar roupas leves, que ajudem na transpiração do corpo.

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Correndo no verão – Problemas mais comuns: Cãibra, Insolação e Preguiça

As altas temperaturas no verão pode ainda causar cãibras durante a corrida. Por isso para evitar este problema é importante hidratar-se sempre, antes durante e depois de correr; ingerir carboidratos nas refeições para assim evitar o uso de proteína muscular como fonte de energia; alongar antes de iniciar a corrida para que a sua musculatura aqueça e ingerir isotônicos durante os intervalos, em casos de corridas intensas.

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Outra dica para não ter problemas na corrida durante o verão é se proteger da insolação. Isso porque tomar sol em demasia pode causar dores de cabeça, tonturas, falta de ar e náuseas. Por isso evite correr das 10 às 15 horas, horário em que o sol e os raios solares estão mais fortes. Uma boa dica também é utilizar sempre bonés, protetor solar e beber bastante liquido. No verão também é normal sentir aquela preguiça típica causada pelo excesso de calor. Para reduzi-la o ideal é manter sempre uma garrafa de água próxima e fazer refeições leves.

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Como evitar queimaduras na pele e desconforto na vista ao correr no verão

Para evitar queimaduras na pele durante a corrida é imprescindível que você repasse o protetor solar a cada duas horas, isso porque quando você soa, o protetor solar acaba indo embora junto. Já para evitar o desconforto na vista é importante que você utilize um óculos de qualidade, pois eles ajudarão na prevenção de doenças oculares. Fique atento, a sensação de desconforto na vista costuma aparecer depois de seis ou dez horas depois da longa exposição ao sol e isso pode chegar com o passar do tempo à perda de visão.

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