Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros

Há vários anos uma pesquisa feita aqui no Brasil aponta que o profissional em que a população mais confia é o bombeiro. Os resgates mirabolantes e que sempre dão certo, a eterna disposição em ajudar e a própria história da corporação, faz com que os bombeiros sejam os super heróis da vida real.

No Brasil, quase todas as cidades possuem um Corpo de Bombeiros. Porém, muitas do interior ainda não têm essa vantagem. E quando precisam dos bombeiros têm que esperar eles virem da cidade mais próxima. Mas o que não muda é que, independentemente do lugar do Brasil, todos consideram os bombeiros como a organização que realmente defende a população quando ela precisa.

Criação do Corpo de Bombeiros Militar

Apesar de toda a fantasia construída em cima desta profissão, os bombeiros possuem muito mais dever frente à sociedade quanto apenas apagar incêndios. Além da prevenção e combate de incêndios, está entre as principais atividades deles a execução de atividades da Defesa Civil, Buscas, Socorros Públicos, Salvamentos.

Assim como as Polícias Militares, o Corpo de Bombeiros é considerado Militares dos Estados pela Constituição Federal proposta em 1988. Desde 1915, ele é considerado Força Auxiliar e Reserva do Exército do Brasil.

Os primeiros bombeiros surgiram na Marinha, pois os riscos de incêndios nos navios era grande, devido à matéria-prima que eles eram feitos, a madeira. No entanto, a atividade exercida por essas pessoas era apenas uma especialidade, não uma Corporação.

A institucionalização dos bombeiros como Corpo de Bombeiros se deu em 2 de julho de 1856, por Dom Pedro II, mas nesta época ainda não possuía caráter militar. O termo Militar foi implementado ao nome da corporação nos anos 90, após a definição da Constituição, onde foi votado e decidido desvincular o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.

Como se tornar um bombeiro

Como muitos admiram os bombeiros, muitas crianças desejam entrar nessa profissão e continuam com esse desejo quando adultas. Nestes casos, o jeito é estudar para concurso público e fazer as provas. O cargo de bombeiro é público, ou seja, é o Estado que contrata o servidor. Então, para conseguir adentrar na carreira é preciso prestar um concurso público para esta área. Depois é sair ajudando a quem precisa.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados