Cores cromoterapia

links patrocinados

Cores cromoterapia

Cores Cromoterapia

Cores da Cromoterapia são usadas para equilíbrio entre corpo e mente

A Terapia das Cores ou Cromoterapia busca equilibrar as energias dos ambientes e harmonizá-las com as pessoas que nele habitam. Inicialmente, as cores da cromoterapia podem parecer um conceito vago, no entanto, cada uma possui seu significado e é adequada para harmonizar uma região emocional e física.

Ela já foi utilizada em antigas civilizações, como na Índia, no Japão e no Egito, para a cura de doenças, consideradas como fontes de energia psicológicas. As cores da cromoterapia foram separadas pelo prisma de Isaac Newton, que percebeu a formação do arco-íris. Elas passam a ter esse significado de terapia alternativa e, de certa forma, as cores são vistas também como algo místico.

Cores da Cromoterapia causam diferentes estímulos no corpo humano

O estudo de Johann Wolfgang von Goethe, realizado no século XVIII, aponta o efeito que as cores podem causar nos olhos. O estudo é uma forma de justificativa para o uso das cores da cromoterapia. A ligação delas estaria com os sentimentos que afetam o humano fisicamente. Isto é, as emoções podem fazer bem ou dano físico para as pessoas, e as cores são usadas como estímulos para determinar emoções de maneira subconsciente.

Cromoterapia

Nesta análise, algumas dessas cores da cromoterapia são: vermelho, que causa um estímulo de agitação no organismo, azul, que estimula o corpo a se acalmar, o amarelo, ligado diretamente à inspiração, o laranja, que transmite alegria, o índigo, que se liga diretamente à introspecção e estudos, o violeta, ligado à paz de consciência e o verde, ligado ao repouso. O estudo aponta os estímulos a partir das cores da natureza. As árvores como repouso, o céu azul, o sol amarelo, e o vermelho, que sempre tem o tom de atenção na natureza, como em flores, por exemplo.

Como fazer uso da cromoterapia?

Sgnificado das cores

As cores da cromoterapia são utilizadas pelo feng shui como uma prática que poderia ser considerada esotérica. Ela é trabalhada através de objetos nos diferentes ambientes da casa. Locais de grande movimentação, corredores, salas de jantar, por exemplo, utilizam o vermelho. Já ambientes como quartos podem utilizar diferentes tons claros de azul, verde ou amarelo.

Na cromoterapia as cores podem estar dispostas de várias maneiras. Através de esculturas, quadros, paredes, entre outras formas, desde que se testaquem dentro do ambiente.

A luz e o uso das cores na cromoterapia

Mistura de cores

Visto que a luz é a origem das cores, a cromoterapia é praticada em ambientes iluminados. A preocupação também se dá com a disposição do objeto. As cores devem estar em evidência não apenas para trazer as energias que representam, mas também para afastar as energias opostas, de forma que os objetos se encontram, geralmente, próximos a portas ou locais de entrada e saída de um local.

As cores da cromoterapia são indicadas não apenas para quem possui as crenças esotéricas, mas também por servirem como forma de decoração de ambiente, harmonizando locais esteticamente falando, sendo utilizada por muitos arquitetos e designers de interiores.

Cromoterapia 2013 Cores e seu significado

Pesquisar
Artigos Relacionados