Cops UEL concursos

Cops UEL concursos

Cops UEL concursos

A Universidade Estadual de Londrina está entre as maiores universidades do estado do Paraná, mas não é somente na área de graduação que ela atua. Através da Coordenadoria de Processos Seletivos, ela se torna responsável por diversos concursos realizados em todo o estado, demonstrando ainda mais seu papel e o que levou a ser uma das mais importantes e respeitadas universidades paranaense.

Cops

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina teve seu início com a Resolução do Conselho Universitário nº 160 no ano de 2003, a qual foi regulamentada pela Resolução do Conselho de Administração nº 176/03.

A função da Cops é a de realizar processos de seleção tanto de forma interno quanto externa ao espaço da Universidade, sendo classificada como um órgão executivo que faz parte da Reitoria. Entre as responsabilidades estão o planejamento desses concursos e processos seletivos, coordenação, supervisão e execução dos mesmos.

Função

Quando realizado esse serviço para instituições externas, a principal obrigação é a de selecionar profissionais para ocupar vagas disponíveis nesses locais, através da aplicação de provas elaboradas conforme o cargo a ser ocupado, por uma equipe preparada.

Já quando são processos para ingresso de estudantes na Universidade, segue alguns compromissos institucionais, na qual há um comprometimento em selecionar conforme regras e leis estabelecidas. No âmbito da Universidade, a Cops é ligada à Comissão Permanente de Seleção (Copese)

Copese

É o departamento é responsável por definir as diretrizes pedagógicas que servirão como referência nos concursos e processos seletivos organizados junto à Cops.

Formam a Copese a Coordenação da Cops, e os que possuem os cargos de Diretor Pedagógico, Diretor Administrativo e Diretor de Desenvolvimento em Informática, além de contar com um representante de cada Centro de Estudos da Universidade, e tal formação é aprovada através do Conselho Universitário de dois em dois anos.

Entre as funções da Copese estão a de sugerir ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ou ao Conselho de Administração quais as diretrizes acadêmicas que são referência nos processos seletivos e concursos que são executados pela Cops, além de levar para possível aprovação depois de realizada uma análise propostas para abertura de licitações, convênios e fazer o acompanhamento de todos os processos seletivos realizados, assim como aprovar o material para a divulgação e analisar a prestação de contas dessas atividades.

Uel

A criação da Universidade de Londrina, na década de 70, ocorreu devido a junção das universidades existentes na região e com a vinda de novos cursos através da Fundação Universidade Estadual de Londrina (Fuel), que era mantida pelo Estado e pelo poder municipal. Ela era mantida com o dinheiro pago pelos alunos através das mensalidades. A instalação da Fuel se deu na mesma época em que a região passava por uma transformação no principal setor de sua economia: a agricultura.

Essa crise enfrentada levou ao êxodo rural e conseqüentemente ao aumento da população nas áreas urbanas, levando também ao surgimento de uma nova mão de obra no mercado informal, os bóias-frias. Diante desse cenário, em 1987 foi implantado o ensino superior gratuito, iniciando suas atividades com 13 cursos de graduação.

Fotos

Universidade Estadual de LondrinaUniversidade Estadual de Londrina
COPS UelCOPS Uel
Página da COPS na internetPágina da COPS na internet

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados