Copenhagen Meio Ambiente

links patrocinados

Copenhagen Meio Ambiente

Copenhagen Meio Ambiente

Cada vez se torna mais aparente que precisamos dedicar mais atenção a iniciativas que visem a preservação e a melhoria do meio ambiente. O progresso se desenvolve sem freios com o objetivo de obter cada vez mais lucro enquanto o planeta Terra sofre tendo suas reservas naturais esvaziadas. A mentalidade global precisa mudar, e é com este objetivo que foi criada a Conferência de Copenhagen. O objetivo da conferência era criar um acordo entre países ricos e países emergentes com relação à emissão do gás CO2 na atmosfera, maior vilão na luta contra o efeito estufa e o aquecimento global.

Copenhagen – Meio Ambiente

A Conferência de Copenhagen foi um grupo de trabalho desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a XV Conferência do Clima, realizada na cidade de Copenhagen, na Dinamarca. Trata-se da elaboração de um tratado que não irá extinguir o Protocolo de Kyoto, mas sim complementá-lo. Estas novas diretrizes buscam incluir países emergentes e em desenvolvimento, como o Brasil e a China, além de buscar a adesão de países que optaram por não ingressar no programa do Protocolo de Kyoto, como os Estados Unidos. O objetivo central é se assegurar de que os Estados Unidos diminuam a sua emissão e CO2, que é a maior de todos os países industrializados.

Protocolo de Kyoto

Conferencia de Copenhagen

O Protocolo de Kyoto foi aberto para assinaturas em dezembro de 1997 e entrou em vigor oficialmente em fevereiro de 2005. Trata-se do produto final de uma série de eventos com o objetivo de chamar a atenção para os danos que o meio ambiente vem sofrendo devido ao progresso tecnológico desenfreado em todo o mundo. Eram eventos como a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, que aconteceu no Canadá em 1988 e o IPCC’s First Assessment Report, na cidade de Sundsvall, na Suécia, em 1990. Estas reuniões culminaram com a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CQNUMC, também chamada de UNFCCC em inglês) durante a conferência ECO-92, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992. É um tratado internacional que trata com mais rigidez principalmente a inspeção de redução na emissão de gases danosos para o efeito estufa, uma das principais causas do aquecimento global.

Conferências sem acordo

Copenhagen Dinamarca

As conferências realizadas em Copenhague para definir o texto da emenda ao Tratado de Kyoto chegaram ao fim sem um acordo comum entre os países participantes. Houve muitas divergências entre os países considerados ricos e o grupo composto por países emergentes e em desenvolvimento. As metas de redução de emissão de gases, que pioram o efeito estufa do planeta, virou pauta frequente em conferências da ONU nos anos seguintes, ainda sem obter um acordo em comum entre os países ricos e emergentes. O principal argumento utilizado pelos países mais desenvolvidos é que eles sofreriam impactos severos em suas economias caso necessitassem diminuir essa emissão, ou investir em métodos menos danosos de produção.

Pela internet

Copenhagen Cops15

Se você se interessa por programas ambientais globais, não pode deixar de ter entre os seus favoritos a página oficial do Programa Ambiental das Nações Unidas (United Nations Environment Programme, UNEP). O portal reúne todas as informações pertinentes às ações da ONU em todo o mundo, inclusive no Brasil.

São eventos e conferências cujos objetivos incluem a preservação do meio ambiente e iniciativas para a diminuição do CO2 emitido na atmosfera. Você também pode assinar o boletim de notícias e receber informações diretamente em seu e-mail.

Programa ambientais em Copenhagen Copenhagen cuidados com a natureza

Pesquisar
Artigos Relacionados