Copa do Brasil: história e maiores vencedores

links patrocinados

Copa do Brasil: história e maiores vencedores

A Copa do Brasil é, atualmente, o segundo torneio mais importante do futebol do país, atrás apenas do Campeonato Brasileiro. Conhecido popularmente como o “torneio mais democrático do país”, a Copa do Brasil conta com 86 equipes de todas as regiões brasileiras. Seu sistema de competição é parecido com o de torneios disputados em outros países, principalmente na Europa, como a Copa do Rei, na Espanha, e a Taça de Portugal.

Esta é a única competição do futebol brasileiro que conta com representantes de todos os estados, além do Distrito Federal. Até 2012, as equipes que disputavam a Libertadores não participavam da Copa do Brasil. A partir de 2013, entretanto, o torneio conta também com estes clubes, o que contribuiu para aumentar o número de equipes participantes – até 2012, eram 64 times.

História da Copa do Brasil

Copa do Brasil: história e maiores vencedores Copa do Brasil

Em 1987, houve um “enxugamento” no número de equipes que disputavam o Campeonato Brasileiro. Com isso, os pequenos times de regiões com menor tradição futebolística deixaram de ter a oportunidade de enfrentar as grandes equipes nacionais, o que gerou um descontentamento de algumas federações. Para se ter ideia, em 1979 o Brasileirão foi disputado por 94 equipes, com todos os estados representados. Em 1986, o número foi cortado para 44. Para reduzir a insatisfação das federações menores do país, a CBF organizou a Copa do Brasil. A primeira edição do evento aconteceu em 1989, tendo como campeão o Grêmio.

Maiores vencedores da Copa do Brasil

Troféu

Entre 1989 e 1993, o vencedor da Copa do Brasil tinha a posse do troféu da competição. A partir de 1994, entretanto, a CBF passou a exigir três títulos na Copa do Brasil para que uma equipe recebesse o troféu definitivamente. O Grêmio, novamente, foi o primeiro a conseguir a façanha. Com os títulos de 1994, 1997 e 2001, a equipe gaúcha conquistou o direito de ficar com a taça da competição. Em 2002, um novo trófeu foi posto em disputa.

Copa do Brasil: história

Goleadas da Copa do Brasil

O caráter democrático da competição faz com que, muitas vezes, a Copa do Brasil coloque frente a frente equipes com muitas diferenças técnicas. Por isso, não é raro que o torneio tenha goleadas incríveis. A maior delas aconteceu em 1991, quando o Atlético-MG venceu o Caiçara, do Piauí, por 11 a 0. Curiosamente, o placar do Estádio Independência não tinha capacidade para registrar números com dois dígitos. Por isso, a contagem parou no 9 a 0.
Dois anos depois, aconteceu a maior goleada de placar agregado na Copa do Brasil. No dia 2 de abril daquele ano, o Internacional enfrentou o Ji-Paraná, equipe de Rondônia, vencendo o jogo por 6 a 0. Na partida seguinte, o Colorado aplicou uma nova goleada, de 9 a 1. Ou seja, no placar agregado, os gaúchos conseguiram o resultado de 15 a 1.

Confira  - Copa do Brasil: história e maiores vencedores

Maiores vencedores

Grêmio e Cruzeiro encabeçam a lista de maiores vencedores da Copa do Brasil, com quatro títulos conquistados. Em seguida está o Corinthians, com três títulos, seguido por Flamengo e Palmeiras, bicampeões. Fluminense, Vasco, Sport, Internacional, Santos, Criciúma, Juventude, Paulista e Santo André têm um título cada.

Pesquisar
Artigos Relacionados