Copa das confederações 2013: quem participa

links patrocinados

Copa das confederações 2013: quem participa

A Copa das Confederações é uma competição de futebol que tem como principal objetivo analisar as condições dos países que sediarão a Copa do Mundo. Por isso, o evento acontece exatamente um ano antes da Copa, período em que boa parte da estrutura construída para a Copa já deve estar funcionando. O torneio é disputado por oito participantes e tem duas semanas de duração. Em 2013, a Copa das Confederações aconteceu entre os dias 15 e 30 de junho. O Brasil foi o grande vencedor do torneio, após derrotas a Espanha na final por 3 a 0. Além destas duas equipes, também participaram da Copa das Confederações as seleções do Japão, México, Uruguai, Taiti, Itália e Nigéria.

Critérios para participação na Copa das Confederações

Copa das confederações 2013: quem participa Copa das confederações

As oito equipes que participam da Copa das Confederações são escolhidas de acordo com os seguintes critérios: a primeira equipe participante é o país-sede da Copa do Mundo do ano seguinte. As outras seleções se classificam por seus títulos continentais. O Uruguai, por exemplo, foi o campeão da Copa América, enquanto o México venceu a Copa Ouro, realizada pela Concacaf. Por fim, há também uma vaga para o vencedor da Copa do Mundo anterior.

Em 2013, a Copa das Confederações teve dois participantes europeus e dois sul-americanos. No caso da América do Sul, isso aconteceu porque tivemos o Uruguai como vencedor da Copa América e o Brasil como país-sede. No caso dos europeus, a Itália conquistou a vaga mesmo tendo sido apenas vice-campeã da Eurocopa, pois a Espanha acumulou os títulos da Euro de 2012 e da Copa do Mundo de 2010.

Copa das confederações 2013

História da Copa das Confederações

A Copa das Confederações é um torneio recente. A primeira edição aconteceu apenas em 1992, quando ainda era conhecida como Copa Rei Fahd. A Argentina foi a primeira vencedora do torneio, ao vencer a Arábia Saudita por 3 a 1. Três anos depois, ainda como Copa Rei Fahd, a competição teve a Dinamarca como campeã.
Em 1997 o torneio começou a se aproximar do formato atual, com o nome de Copa das Confederações. Contudo, entre 1997 e 2005, a competição era disputada de dois em dois anos: um ano após uma Copa e um ano antes da seguinte. Neste período, o Brasil conquistou o bicampeonato (1997 e 2005), assim como a França (1999 e 2001). Em 1999, o título ficou com o México.

Quem participa da Copa das confederações 2013

Formato atual

O formato atual foi disputado nos anos de 2005, 2009 e 2013, com domínio total da Seleção Brasileira. Em 2005, o título veio após uma goleada por 4 a 1 contra a Argentina; em 2009, os Estados Unidos chegaram a abrir 2 a 0 no placar da final, mas sofreram a virada por 3 a 2. Por fim, houve a final contra a Espanha, em 2013, com fácil vitória brasileira por 3 a 0.

Copa 2013

Próximas edições

As duas próximas edições da Copa das Confederações estão marcadas para 2017 e 2021. Até o momento, estão confirmadas apenas as seleções da Rússia e do Catar, respectivamente.

Pesquisar
Artigos Relacionados