Controle de qualidade

Controle de qualidade

CONTROLE DE QUALIDADE

O que é o Controle de Qualidade

Todo mundo quando vai ao supermercado, mercado ou até mesmo ao shopping, deve ficar atento à data de validade e aos dados do produto que pretende comprar, para ver se ele está realmente em conformidade com a qualidade que atesta ter. Para evitar futuras dores de cabeça existe o controle de qualidade, também chamado de engenharia de qualidade.

O controle de qualidade é um sistema que avalia a qualidade na fabricação e na engenharia de serviços e produtos, e leva em consideração a necessidade dos clientes em geral, e também de funcionários e da sociedade como um todo.

O controle de qualidade ajuda principalmente e objetivamente na prevenção de futuras reclamações e ajuda a melhorar a qualidade e a fabricação de muitos produtos e serviços.

O Controle de Qualidade no Brasil

O que e Controle de Qualidade

Criado no ano de 1973, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, conhecido popularmente apenas como Inmetro está intimamente ligado ao Ministério de Desenvolvimento, de Comércio Exterior e de Indústria e substituiu o INPM, o Instituto Nacional de Pesos e de Medidas.

O objetivo principal do Instituto, o Inmetro, é ajudar no fortalecimento e aumentar a produtividade de empresas por meio de métodos que melhorem a qualidade de serviços e também de produtos.

Como funciona o Inmetro

Quando é definido um padrão de qualidade de algum produto e/ou serviço, é também definido juntamente um processo a fim de determinar se o produto e/ou serviço atende a esse padrão imposto.

Esta avaliação é feita por meio de técnicos e também por cientistas, que testam nas mais variadas áreas esses serviços.

A História do Inmetro no Brasil

Como fazer o Controle de Qualidade

Foram feitas diversas tentativas de tentam aplicar a uniformização de unidades de medidas. Somente no ano de 1862, através do Imperador Dom Pedro II é que foi oficializado o sistema métrimo decimal frânces e o Brasil foi um dos primeiros a adotar esse sistema como padrão.

A partir do crescimento desenfreado industrial do país, foi preciso se criar um sistema mais eficaz para controle de mercadorias e principalmente para a proteção de clientes consumidores e também de produtores.
Foi criado então o Instituto Nacional de Pesos e Medidas, o INPM, que passou a utilizar o Sistema Internacional de Unidades em todo território brasileiro. Mas, mais uma vez o crescimento industrial fez com que esse padrão se tornasse antigo frente às novas demandas do mercado.

Como funciona o Imetro

Foi então que no ano de 1973 nasceu o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Indutrial, o Inmetro como conhecemos nos dias de hoje.

Para saber mais sobre o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Indutrial consulte o site da instituição e fique por dentro das certificações necessárias para cada produto.

Se você acha que algum produto não está em conformidade com o que atesta ter ou se ele está afetando a sua saúde ou até mesmo segurança, solicite junto ao Inmetro a avaliação do produto. Assim, podemos agir como agentes fiscalizadores dos padrões de qualidade existentes.

A historia do imetro no brasil Para que serve o Controle de Qualidade

GD Star Rating
loading...
Controle de qualidade, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados