Consumo moderado diário de chocolate faz bem para o coração

Consumo moderado e diário de chocolate faz para o coração

Um dos alimentos mais polêmicos é o chocolate. Muitas pessoas acreditam que o derivado do cacau dá espinhas e engorda. É claro que todos estes fatores podem estar associados ao consumo exagerado do produto. Na avaliação dos endocrinologista, consumir uma pequena quantidade de chocolate todos os dias não faz mal, pelo contrário, faz bem para o coração.

O consumo recomendado de chocolate é de 13 gramas por dia. Para aqueles que gostam de comer um pouco mais, o ideal é escolher um que tenha poucas calorias. De acordo com pesquisas, os chocolates mais recomendados são os que possuem um maior teor de cacau, os chocolates amargos.

Os chocolates que possuam mais do 55% de cacau auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. O consumo ideal para ajudar na saúde seria de 30 a 100 gramas por dia, porém, a longo prazo para fazer efeito.

Uma das preocupações é que com a chegada da Páscoa as pessoas acabam consumindo mais do que o remendado. Os cardiologistas alertam que o consumo exagero representa uma ingestão de açúcar e de gordura satura, que fazem mal para a saúde.

O presidente do Instituto Cabruca e da Câmara Setorial do Cacau, Durval Libânio, atento os consumidores e lerem os rótulos dos chocolates antes de consumidor. Com isso, é possível conhecer a concentração do cacau no produtos e também se existe a adição de outros componentes, como açúcar e leite.

Para que o produto posse ser considerado como chocolate, é necessário que ele contenha pelo menos 25% de cacau. Uma dica é conferir se o cacau é um dos primeiros ingredientes, uma vez que a leitura é feita sempre pelos produtos que estão em maior concentração para menor. Além disso, existem diversos tipos de derivados que são comercializados como “barra sabor chocolate”.

Outro dica é ficar atento a concentração de gordura e as calorias. O chocolate ao leite, por exemplo é menos calórico que o diet. O diet não apresenta açúcar em sua composição, porém, possui um percentual maior de gordura. Já os chocolates amargos geralmente são menos calóricos porque não possuem açúcar ou ainda uma quantidade menor. O mesmo vale para a gordura, já que o amargo não possui adição de leite.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados