Construção de Belo Monte

links patrocinados

construção de belo monte

construção de belo monte

No Brasil, um dos principais tópicos na discussão sobre o desenvolvimento do país é a sustentabilidade e a preservação ambiental, pois alguns defendem que não há como cuidar do meio ambiente e ao mesmo tempo investir no país. Enquanto isso, os ambientalistas defendem justamente o contrário, que é onde entra o conceito da sustentabilidade.

Discussão recorrente

Assunto recente que vem gerando polêmica entre os dois lados da questão é a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Quando as obras começarem, a construção deve ocupar uma área de 516 km² e percorrer 100 km do rio Xingú, localizado no estado do Pará.

A sua localização é o que vem incentivando o debate sobre a devastação ambiental em prol do desenvolvimento industrial. Ao mesmo tempo em que os favoráveis à implementação da Usina defendem que ela passará a ser a maior provedora de energia à população brasileira, ambientalistas argumentam que há outras maneiras de obter energia.

Existe também uma questão de alimentar o poder brasileiro comparado ao restante do mundo, pois, uma vez construída, a Usina de Belo Monte se tornará a terceira maior hidrelétrica do mundo. O custo estimado para construir a Usina é de R$19 bilhões. Acredita-se que ela terá potencial para alimentar uma regial com 26 milhões de habitantes.

Polêmica inevitável

Além do fato de desmatar o meio ambiente para garantir a sua construção, a Usina de Belo Monte vai acabar interferindo na vida das tribos indígenas daquela região. A vazão da água vai inundir o caminho que garante o acesso a médicos e serviços básicos às comunidades ribeirinhas.

A mesma vazão terá consequências para outros segmentos do ambiente, como a fauna e a flora. De acordo com um estudo apresentado pelos ambientalistas, a inundação vai fazer com que as raízes das árvores apodreçam, sendo que estas são a principal fonte de alimentos para os peixes da região.

Porém, os protestos contra a construção da Usina parecem não ter mais importância atualmente. O Ibama concedeu a autorização necessária às empresas envolvidas para que as obras comecem. Por fazer parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto também é importante para o Governo Federal.

 

Tratamento de Água

Tratamento de Água

Antes de a água ser oferecida à população, é necessário que ela passe por uma série de processos, para que seja reduzida a quantidade de poluentes e não ofereça risco à saúde ao ser consumida. Para a realização destas etapas, existem as estações de tratamento de água.

Fases do processo

O primeiro passo no tratamento de água é a coagulação, logo que a água entra na estação ela recebe uma dose de sulfato de alumínio, que faz com que as partículas de sujeira fiquem mais unidas. Na floculação, essas sujeiras unem-se ainda mais, formando flocos, para que na decantação, através da gravidade, esses flocos se separem da água.

Na etapa seguinte do tratamento de água, chamada filtração, as impurezas que conseguiram passar pelas fases anteriores ficarão retidas. Após este passo, a água já pode ser considerada potável. Mas ainda é feita a desinfecção, para diminuir ainda mais o risco de infecções, a fluoretação e a correção do pH.

Ao chegar ao final dos procedimentos químicos e físicos necessários para o tratamento da água, a substância passa a ser considerada potável. Ou seja, isso quer dizer que a água tratada está em condições adequadas para o consumo. Por isso, até mesmo quando compramos água, normalmente o nome dado a ela é de água potável.

Importância do procedimento

Caso a água não passe pelos procedimentos adequados para concluir o tratamento, a população que consumí-la pode ter a sua saúde gravemente prejudicada. Constantemente é publicado nos meios de comunicação situações inaceitáveis para a condição humana pela falta de saneamento básico e o fato de manterem o esgoto a céu aberto.

Com isso, canais de água podem ser contaminados e a população pode acabar consumindo o líquido totalmente contaminado por resíduos humanos e lixo acumulado dia após dia pelos moradores de determinada região. Por ser tão importante, os governos municipais, estaduais e federal realizam campanhas de conscientização ambiental.

Para conhecer mais sobre cada passo que deve ser dado durante o tratamento da água, diversos sites especializados nesse tipo de serviço publicam informações sobre esse assunto. Desse modo, o internauta consegue se manter atualizado e com o conhecimento necessário para ser um bom cidadão ao preservar a reserva de água local.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados