Conheça o ENEM 2014

links patrocinados

ENEM 2014

O Enem é uma prova extremamente importante no país e que se tornou uma das principais formas para se conseguir ingressar em uma universidade. A avaliação foi criada e começou a ser aplicada a partir de 1998.

Há mais de 15 anos acontecendo, ela passou por várias reestruturações, sendo a mais importante em 2009, quando sua forma de abordagem teve uma significativa mudança. Apesar das falhas, a prova se expandiu e hoje está a caminho para se tornar uma forma de avaliação unificada no país. Confira informações sobre o ENEM 2014.

A importância de se ir bem no ENEM

ENEM 2014 ENEM 2013

Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, é uma prova que todos os alunos que terminaram o 2° grau devem fazer. Além de avaliar os conhecimentos dos alunos recém-formados em escolas públicas e privadas do país, o ENEM 2014 ajuda a pessoas que não possuem formação no nível Médio a conseguirem o seu diploma.

A partir de uma pontuação mínima, os indivíduos sem a escolaridade suficiente podem até tentar o ingresso em uma instituição de ensino superior, por meios de sistemas próprios das universidades ou ainda pelos sistemas do governo federal. Os principais deles são o ProUni (Programa Universidade para Todos) e o Sisu (Sistema Único de Seleção). Quem conseguir pelo menos 450 pontos de mil na avaliação do ENEM 2014 pode se inscrever nessas modalidades.

Confira o ENEM 2014

Sobre o ENEM 2014 e ProUni

O ProUni é um programa que seleciona os melhores candidatos que estudaram toda a vida escolar em escolas públicas para ganhar bolsas em universidades particulares de todo o país. A partir da inscrição com o número do ENEM 2014, os interessados ainda precisam estar dentro das condições sócio-culturais exigidas, que difere entre os bolsistas com cobertura de 100% ou de 50% da mensalidade.

ENEM 2014 - inscrições

O ENEM e o sistema do SISU

A partir do Exame Nacional do Ensino Médio é ainda possível conseguir ingressar em universidades públicas, como as federais e as estaduais. Basta ter feito o ENEM 2014 com a média pedida e inscrever o seu número de inscrição no SISU. Com a nota do ENEM 2014, os candidatos poderão escolher o curso e a instituição que preferem, podendo sempre conferir as notas e corte e fazer mudanças.

ENEM  - saiba mais

Sobre o procedimento de eliminação virtual no ENEM 2014

No ano de 2013, o Ministério da Educação anunciou que estaria fazendo uma vistoria nas redes sociais para verificar pessoas que estivessem repassando fotos no momento da prova para a Internet. No ENEM 2014 esse esquema deve repetido pelo MEC, que se adiantou para evitar que as pessoas com esses aparelhos fizessem as provas. Assim, todos os candidatos que tiveram fotos de suas provas ou cartões de resposta fotografados e postados em perfis virtuais foram eliminados da prova.

As redes sociais que mais foram usadas pelos inscritos foram o Facebook e o Instagram. Os perfis que foram pegos pelo MEC recebiam uma mensagem do mesmo dizendo sobre a exclusão de sua prova e os próprios usuários das redes ajudavam na identificação das imagens. Esse é um importante aviso do Ministério quanto ao ENEM 2014, para que os mesmo erros não se repitam entre os candidatos, já que o uso de celular e aparelhos eletrônicos é terminantemente proibido durante o exame.

Pesquisar