Condicionamento Físico

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Condicionamento Físico

Condicionamento Físico

O condicionamento físico nada mais é do que a capacidade de um indivíduo de conseguir fazer as mais variadas atividades físicas sem dificuldade. O condicionamento está diretamente ligado à prática frequente de exercícios para modelar o corpo, bem como alongar os músculos e fortalecer diferentes membros e áreas do corpo.

Um bom condicionamento físico significa também estar saudável, visto que a pessoa se mantém ativa e, com o corpo em movimento, isso afeta a respiração, circulação sanguínea, pressão, funcionamento do coração, tensão dos músculos, gasta energia, fica longe do sedentarismo e aumenta sua resistência.

Um exemplo de pessoa com bom condicionamento físico é o atleta (de qualquer modalidade ou esporte). Ele consegue passar horas fazendo diferentes exercícios, como caminhada, ciclismo, levantamento de peso, além de vários tipos de abdominais. Isso ocorre por causa do treinamento diário, da dieta balanceada e do acompanhamento de médicos, personal trainers e outros profissionais da saúde.

Manutenção do condicionamento físico

Para um bom fortalecimento da musculatura, recomenda-se a prática de atividades como levantamento de peso entre duas e três vezes por semana. Entretanto, exercícios aeróbicos também contribuem muito para a resistência física, sendo indicados pelo menos cinco vezes por semana, para um resultado mais completo.

Os impactos dessas atividades no seu dia a dia serão visíveis: no começo, será difícil chegar ao fim dos exercícios mais simples, mas a motivação te leva a continuar. Após algum tempo, você já começou a se acostumar com os esforços, mas está impaciente para ver resultados. Somente depois dessas duas fases que é possível afirmar que seu corpo já se acostumou com as atividades, inclusive a ponto do organismo doer quando não tem a adrenalina liberada.

Mas os exercícios físicos contribuem muito para o seu organismo também em fatores como o sono, a disposição pela manhã, a inexistência de dificuldade na hora de certas atividades cotidianas (como subir as escadas, se abaixar para pegar algo, correr), diminuir dores musculares (principalmente na coluna). No caso de crianças ou jovens, contribui também na formação – podendo inclusive aumentar altura do indivíduo ou evitar a obesidade infantil.

Cuidados com o exercício físico

– Use roupas adequadas: o conforto é a base da atividade, pois você já está exigindo bastante do corpo ao por uma pressão de peso ou de horas de exercícios. Melhor não exagerar também com uma roupa que afete o seu desempenho e tire a sua concentração.

– Crie a resistência antes de querer o fortalecimento dela: basicamente, essa dica quer dizer: não comece levantando oitenta quilos, pois seu corpo ainda não está preparado. Tenha noção de que esse é um processo evolutivo e deve ser construído aos poucos.

– Alimente-se de forma adequada: quer substituir aquelas gordurinhas por músculos, certo? Então você precisa ter muita energia, comendo bastante proteína e em intervalos de três horas. Ficar muito tempo sem comer resulta na lentidão do metabolismo, que pára inclusive na hora de queimar as calorias.

– Não desanime: escolha uma academia perto da sua casa ou com pessoas que conhece e pode conversar. Pesquise diferentes tipos de cardápios e pratos lights, para não enjoar do pão integral com ricota. Leve música animada para ouvir na hora da esteira. Tudo isso afeta como visualizamos o exercício físico.

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