Concurso IBGE

links patrocinados

Concurso IBGE

Concurso IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais conhecido pela abreviatura IBGE, é um órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que tem por objetivo prover dados e informações sobre e para o país.

O órgão foi criado em 1937, sendo que no período imperial a organização responsável por levantar dados e fazer estatísticas era a Diretoria Geral de Estatística, fundada em 1871.

Em 1943 o órgão deixou de existir e estas atividades passaram a ser realizadas pelo Instituto Nacional de Estatística, que somente iniciou sua atuação dois anos depois.

Em 1937, foi incorporado ao INE o Conselho Brasileiro de Geografia, dando origem então o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Atribuições do IBGE

Como se incriver

O IBGE é responsável por produzir e analisar informações estatísticas, coordenar e consolidar estas informações, produzir e analisar dados geográficos, coordenar e consolidar dados geográficos, estruturar e implantar um sistema de informações ambientais, documentar e disseminar informações e coordenar os sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

Ao fazer isto o IBGE consegue identificar e analisar territórios, contar a população, mostrar a evolução da economia por meio do trabalho e da produção da população, deixando claro como ela vive.

Com estes dados em mãos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística atende os mais diversos segmentos da sociedade civil, assim como organizações das esferas municipal, estadual e federal.

Para que todo o território brasileiro seja incluído nas pesquisas, o IBGE conta com uma estrutura formada por vinte e sete unidades estaduais, vinte e sete setores de documentação e disseminação e quinhentas e uma agências de coleta de dados nas principais cidades.

Provas Concurso IBGE

Formas de ingresso

Quem pretende trabalhar no IBGE pode ingressar no órgão de três maneiras distintas: através de concurso público, se o objetivo for ocupar um cargo efetivo, por meio de processo seletivo simplificado, se a pessoa quiser ser contratada de forma temporária ou então como estagiário, sendo que neste caso também são realizados processos seletivos.

Concurso IBGE

Para conferir os concursos públicos do IBGE em aberto ou previstos para o preenchimento de cargos efetivos o internauta pode clicar na categoria Trabalhe Conosco, disponível na parte inferior da página. O site também informa os concursos em andamento e aqueles que já foram encerrados.

As fases dos concursos públicos do IBGE variam de acordo com os cargos ofertados, mas geralmente são compostas por prova objetiva, prova discursiva e análise de títulos.

Formas de ingresso Concurso IBGE

Alguns cargos também requerem que o candidato realize uma prova prática, comprovando que tem conhecimentos práticos em computação ou edição de vídeo, por exemplo.

Quem quiser saber mais sobre os concursos do IBGE também pode acessar sites específicos sobre o tema, como o PCI Concursos e o Concursos no Brasil, que frequentemente trazem informações sobre os concursos em aberto ou previstos, incluindo o edital, os cargos a serem preenchidos e a remuneração para cada um deles.

Como estes sites contam com filtros, o internauta pode definir IBGE nos campos de busca e conferir apenas os processos seletivos para o órgão.

Atribuicoes Concurso IBGE Resultado Concurso IBGE

Pesquisar
Artigos Relacionados