Concurso DNOCS

links patrocinados

Concurso DNOCS

Concurso DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, mais conhecido como DNOCS, foi criado em 1909 com o nome de Inspetoria de Obras Contra a Seca.
O órgão, que é vinculado ao Ministério da Integração Nacional e possui sede na cidade de Fortaleza, foi criado com o objetivo de executar políticas públicas com relação ao beneficiamento de áreas e obras de prevenção e proteção contra as secas e inundações, principalmente no semiárido nordestino e no estado de Minas Gerais.

O órgão federal também realiza irrigações, fornecimento de outros alimentos para a população afetada pela seca, assistência às pessoas que sofrem com secas ou inundações e assistência em saneamento básico.

Obras realizadas

Concurso dnocs 2013

O DNOCS foi responsável pela construção de mais de trezentos açudes em todo o semiárido brasileiro, perfuração de poços artesianos e financiamento da piscicultura. Os açudes garantem o acúmulo de água da chuva, permitindo que os rios cujos fluxos se interrompem sejam transformados em contínuos e abundantes. Já os investimentos no cultivo de peixes desempenham papel fundamental na economia do semiárido, abastecendo principalmente o mercado interno. Na região, como os rios regularmente secam, os peixes são cultivados em açudes públicos e em reservatórios particulares de piscicultores.

Site DNOCS

Provas do Concurso dnocs

No site do DNOCS os internautas têm acesso à história do órgão e podem entender melhor seus objetivos e áreas de atuação. Quem visita o portal do departamento vinculado ao governo federal também pode conferir a legislação que o rege e seu organograma. O site oferece ainda as categorias Transparência e Acesso à Informação, que permitem que os internautas tenham acesso a documentos públicos e fiscalizem a atuação do órgão, Fale Conosco, que possibilita o esclarecimento de dúvidas e o envio de críticas e sugestões e Consultas, que conta com dados sobre recursos hídricos e perímetros irrigados, entre outros setores.

O site conta também com a sessão Nossas Ações, que apresenta as obras realizadas recentemente, além de notícias internas e externas relacionadas à seca, prestação de contas, endereços das unidades do DNOCS, vídeos e um mapa interativo dos açudes.

Concurso DNOCS

Dnocs 2013

Em maio de 2012 o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca solicitou ao Ministério do Planejamento autorização para realizar um concurso público. Até o mês de fevereiro de 2013, no entanto, o ministério não havia dado retorno sobre a solicitação e os trâmites continuam.

É de extrema urgência e importância a realização de novo concurso público, visto que mais de mil funcionários devem se aposentar nos próximos cinco anos. Os responsáveis pelo órgão frisam que os funcionários antigos podem ajudar os novos concursados a entender as dinâmicas do trabalho.

O concurso que o DNOCS pretende realizar visa o preenchimento de cento e sessenta e cinco vagas de ensino superior. Quando o edital for publicado poderão se inscrever para o concurso profissionais formados em engenharias, que terão a chance de ocupar cargos como engenheiro civil, engenheiro mecânico, engenheiro agrônomo, engenheiro da pesca e engenheiro eletricista. O órgão também pretende preencher vagas de administrador, analista de tecnologia da informação, geógrafo, geólogo e arquiteto. Os salários dos cargos variam entre R$3.225 e R$4.834, para uma jornada semanal de quarenta horas.

Estudar para o Concurso dnocs  Departamento Nacional de Obras Contra a Seca

Pesquisar
Artigos Relacionados