Concurso da OAB para Minas Gerais

links patrocinados

Concurso da OAB para Minas Gerais

Concurso da OAB para Minas Gerais

A Ordem dos Advogados do Brasil é uma instituição criada em 1930, e desde a sua criação ficou instituido que cada estado da federação deveria ter uma Seção.

A OAB em Minas Gerais

Em 1932 foi instalada a seção do estado de Minas Gerais, a instituição foi oficializada na Faculdade de Direito da UFMG. Desde que foi instaurada a Ordem dos Advogados de Minas Gerais é um seção que se mantém longe de brigas políticas e partidárias, tendo como principal objetivo a defesa da Constituição, bem como a ordem jurídica e os direitos humanos. Primando pela justiça social, aplicando as leis e administrando corretamente a justiça.

O exame da OAB

O concurso da OAB passou a ser obrigatório em todo o país a partir de 1994, e cada estado era responsável pela sua prova, no entanto isso gerava uma desigualdade muito grande entre o conteúdo avaliado e uma grande diferença no número de reprovações em cada estado.

OAB Concurso MG

Como alguns estados tinham a fama de ter a prova mais rigorosa, alguns candidatos faziam a prova em outros estados e, após obterem o registro junto a OAB voltavam para advogar em seus estados de origem.

A unificação do exame da OAB

Por este motivo, em 2009 a Ordem dos Advogados do Brasil unificou as provas em todo os estados da federação, no entanto o estado de Minas Gerais foi o único a não participar desta unificação por decisão do então presidente em exercício, Sr. Ronaldo Garcia.

Garcia entendeu que a unificação faria a organização perder o poder político sobre a admissão de novos profissionais, e principalmente a OAB – MG perderia ao deixar de arrecadar com a aplicação das provas.

Provas Concurso da OAB para Minas Gerais

O concurso da OAB unificado em Minas Gerais

No entanto, essa medida foi mantida apenas em 2009, no ano de 2010 a Ordem dos Advogados de Minas Gerais cedeu a pressão de todas as outras seccionais e passou a aplicar o concurso da OAB unificado em Minas Gerais, com as mesmas questões e nos mesmos dias e horários.

Em 2010 a OAB-MG registrou muitas queixas ao Conselho Federal da Ordem, exigindo mudanças no sistema de aplicação das provas por parte do Cespe, inclusive com a ameaça de que se o pedido não fosse acatado a seccional voltaria a aplicar as provas do concurso da OAB de Minas Gerais de maneira isolada.

O problema aconteceu porque o Cespe decidiu diminuir os locais de aplicação de prova para a segunda fase. Na primeira etapa a prova do concurso da OAB de Minas Gerais pode ser prestada em 32 cidades, já na segunda os candidatos foram remanejados para 8 cidades.

O Conselho Federal da Ordem decidiu então que a partir do ano de 2011 as provas passariam a ser aplicadas pela Fundação Getúlio Vargas.

A FGV é uma instituição que tem o objetivo de gerar o desenvolvimento social e econômico do Brasil, tendo construído uma trajetória de reconhecimento nacional por ter elaborado os principais indíces econômicos do país.

A Fundação Getúlio Vergas trabalha em diversas frentes, ajudando as organizações a alcançarem o maior grau de excelência em seus processos por meio da junção de conhecimentos teóricos e práticos.

Resultado Concurso da OAB para Minas Gerais Datas Concurso da OAB para Minas Gerais

Vídeo Concurso da OAB para Minas Gerais

Confira um vídeo sobre a OAB em Minas Gerais

Pesquisar
Artigos Relacionados