Como utilizar coentro

links patrocinados

Como utilizar coentro

O coentro tem origem no Oriente Médio e no Sul da Europa. No Egito, a planta era muito utilizada, mas não na forma de tempero: para os egípcios, o coentro era uma planta medicinal, devido a suas propriedades digestivas e calmantes. De fato, o coentro é uma das ervas culinárias que mais apresentam benefícios para a saúde, além de dar um sabor especial para diversos pratos. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre a planta e como utilizar coentro na culinária do dia a dia.

Benefícios

Como utilizar coentro Confira Como utilizar coentro

Lista de benefícios oferecidos pelo coentro é bem extensa. Seus óleos, ácidos e nutrientes ajudam, por exemplo, no combate a inchaços, anemia e problemas digestivos. O coentro também é excelente para a redução do colesterol e do açúcar no sangue. A planta também auxilia no reforço ao sistema imunológico, protege o fígado e possui muitas propriedades desintoxicantes.

Saiba Como utilizar coentro

Como utilizar coentro na culinária

A aparência do coentro pode lembrar um pouco a salsinha, embora o sabor seja bem diferente. Esta é uma planta muito versátil, que pode ter suas folhas e sementes utilizadas na culinária. O coentro é conhecido por ter um pouco de picância, além de um sabor marcante.

Em relação aos pratos, o coentro pode ser utilizado em pães, peixe, frango, feijão e carnes em geral. Tanto pratos salgados como doces podem ganhar um sabor especial com as sementes de coentro, embora as folhas sejam mais recomendadas para pratos salgados. Neste caso, é recomendável utilizar as sementes no início do cozimento, para que elas possam liberar sabor nos alimentos.

Como utilizar coentro - saiba mais

Utilização do coentro no Brasil

Assim como o cominho e outros temperos, o coentro é mais utilizado na região nordeste. No sudeste, o tempero é quase exótico, mas em alguns estados ele é utilizado normalmente nos pratos do cotidiano. Devido a seu gosto marcante, quem não tem muita experiência em cozinhar com cominho deve começar com pequenas quantidades, pois ele pode acabar “dominando” o sabor dos alimentos.

Nas regiões sul e sudeste, não é muito comum que o coentro seja encontrado em sua versão fresca nos supermercados, apenas desidratado. Embora também seja uma boa opção, a versão seca do tempero perde muitas propriedades e sabor. Contudo, se você tem uma pequena horta caseira, o coentro é muito fácil de ser plantado, desenvolvendo-se muito bem em vasos e jardineiras. As sementes são encontradas facilmente em lojas de produtos agropecuários ou até mesmo em supermercados.

Saiba Como utilizar coentro

Como plantar

O coentro cresce bem em ambientes com sombra parcial. Entretanto, se ele ficar no sol, se tornará mais saboroso e vistoso. A única ressalva são os climas muito frios, pois a planta pode não resistir a baixas temperaturas por períodos prolongados.

Quando as primeiras folhas do coentro começarem a surgir, é importante que o solo fique bem úmido, mas sem encharcar. Após seu desenvolvimento, é possível utilizar menos água, deixando que o solo fique um pouco seco entre uma e outra rega. Para aumentar as chances de germinação, é ideal deixar as sementes na água por até três dias.

Pesquisar
Artigos Relacionados