Como trabalhar interpretação de texto na escola

links patrocinados

Como trabalhar interpretação de texto na escola

O período de alfabetização é um dos mais importantes na formação das crianças. Contudo, a capacidade de reunir letras para a formação de palavras é apenas o começo de tudo. A alfabetização de fato inclui, também, a interpretação do que é lido. O reconhecimento de sentidos e intenções nos textos é um processo complexo. Estima-se que, no Brasil, quase 20% da população esteja em condição de analfabetismo funcional, condição em que os indivíduos são capazes de ler textos, mas não conseguem extrair o sentido do que foi lido. O cálculo do analfabetismo funcional leva em conta pessoas com mais de quinze anos, o que torna os números ainda mais preocupantes.

Ensinar a ler é um desafio, mas ensinar a compreender o que é lido requer um esforço ainda maior. Se você dá aulas no ensino infantil, confira abaixo algumas dicas sobre como trabalhar interpretação de texto na escola. Muitas dicas são válidas também para os pais de crianças em fase de alfabetização, podendo ser realizadas em casa.

Trabalhando a interpretação de textos na escola

Como trabalhar interpretação de texto na escola saiab Como trabalhar interpretação de texto na escola

No início do processo de alfabetização, a interpretação de textos ainda não é um requisito. O principal é que as crianças consigam compreender o processo de escrita e leitura, o que permitirá o acesso a textos mais longos e complexos. A partir da quarta série do Ensino Fundamental, entretanto, é importante que os alunos já consigam extrair sentido do que leem. Este é um trabalho que deve ser feito de maneira gradual: comece com textos que trazem um posicionamento claro do autor, ou uma “moral”. Neste sentido, as fábulas são ótimas alternativas.

Confira Como trabalhar interpretação de texto na escola

Etapas avançadas da interpretação de textos na escola

Quando os alunos já tiverem uma noção do que é a interpretação de um texto, é interessante avançar para leituras um pouco mais complexas, preferencialmente aquelas que exprimem alguma opinião sobre um tema. Nestes casos, é interessante estimular a curiosidade dos alunos: se o autor defendeu determinada ideia, sugira que as crianças tentem defender um ponto de vista oposto. Desta forma, ficará mais fácil compreender que os textos sempre têm uma intenção, mesmo que ela esteja implícita.

Como trabalhar interpretação de texto na escola - saiba mais

Textos jornalísticos

Nas séries mais avançados do Ensino Fundamental, uma alternativa interessante é a utilização de produtos jornalísticos para a interpretação de textos. Isso porque, em tese, as matérias de jornais são “imparciais”, ou seja, não tomam partido em questões polêmicas. Contudo, quase sempre é possível buscar novas abordagens sobre os assuntos tratados, dando maior ênfase a fontes e personagens deixados de lado pelo autor do texto.

Como trabalhar interpretação de texto na escola

Outras dicas

A interpretação de textos, com o tempo, se torna um processo natural. Contudo, até lá, é muito importante que as crianças e adolescentes não deixem de ler. É importante estimular a leitura, independente do produto que está sendo lido. Um dos erros graves de muitos professores é diminuir a importância de textos novos ou do que se convencionou chamar de “sub literatura”. É importante que os textos tenham algum significado para as crianças e adolescentes.

Pesquisar
Artigos Relacionados