Como tirar Segunda Via do CPF pela Internet

links patrocinados

Como tirar Segunda Via do CPF pela Internet

O CPF, conhecido também como Cadastro de Pessoas Físicas, é um documento que armazena diversos tipos de informação que podem ser do próprio contribuinte ou ainda informações armazenadas de forma automática pelo sistema da RF, Receita Federal.
Este cadastro é obrigatório para todos os que residem em território nacional, até mesmo os estrangeiros que vêm para o Brasil para montarem seus próprios negócios.

Confira mais

Como tirar Segunda Via do CPF pela Internet Saiba Como tirar Segunda Via do CPF pela Internet

Cada CPF é formado por doze algarismos que tem por função principal a identificação de cada contribuinte/cidadão. Em todos eles, os dois últimos algarismos são chamados de dígitos verificadores e ele nunca vai mudar, mesmo o contribuinte tendo tirado outra via deste documento.

O CPF é tão importante, que os bancos o consultam antes de aprovarem a abertura da conta, isso porque nele constam todos os débitos do contribuinte e ainda a legalidade do seu nome.

Ao sujar o nome, que acontece depois de três meses de uma dívida não paga, o contribuinte não poderá mais realizar compras, a não ser se os débitos forem quitados. Neste caso, há um prazo de até 5 dias úteis após a quitação do débito para a limpeza do nome.

Vale ressaltar que se o Imposto de Renda não for apresentado por dois anos seguidos, o CPF poderá ser cancelado. Lembrando que o DAI, mais conhecida como a Declaração Anual de Isento não é mais exigida desde o ano de 2008. Todos os contribuintes com renda menor do que três salários mínimos por mês encaixa-se nesta categoria.

CPF pela Internet

e-CPF

O e-CPF, conhecido como eletronic-CPF é um documento totalmente digital e que tem a mesma função do CPF impresso, a de garantir a autenticidade e legalidade de pessoas físicas na Receita Federal Brasileira.

O eletronic-CPF serve para pessoas que resolvem declarar o Imposto de Renda pela internet, servindo como uma assinatura digital do documento. Esta forma eletrônica tem duração máxima de 3 anos e pode ser renovada ao fim do período de vigência.

Para adquirir o seu e-CPF, basta levar uma cópia e uma original de um comprovante de residência, uma foto 3×4 recente, um documento com foto e o seu cartão ou número do CPF.

Confira Como tirar Segunda Via do CPF pela Internet

Como tirar segunda via do CPF pela internet

O CPF de plástico foi totalmente substituído pelo Comprovante de inscrição no cadastro de pessoas físicos, que pode ser impresso na hora através da internet ou ainda solicitar a 2ª via.

Se você não declara imposto de renda, você deverá ter em mãos o número do seu título de eleitor e o número do seu CPF. Se você já declara o seu imposto de renda, deverá ter em mãos o número dos recibos de entrega das declarações de Imposto de Renda, do ano vigente e do ano anterior.

Depois, basta entrar no site da Receita Federal e se cadastrar informando a sua data de nascimento e número do CPF. Você terá que criar uma senha com números, letras minúsculas e maiúsculas, que deverá ser guardada por dois anos. Será exigindo toda a vez que quiser imprimir o comprovante de inscrição.

Segunda Via do CPF pela Internet

Mais informações

Para saber mais informações sobre como solicitar a segunda via do seu CPF, acesse o site da Receita Federal e confira mais informações sobre como adquirir agora mesmo o seu.

Pesquisar
Artigos Relacionados