Como tirar passaporte europeu

links patrocinados

Como tirar passaporte europeu

A principal documentação de um brasileiro é o passaporte, ele é imprescindível para qualquer viagem que você faça para o exterior. No entanto como no Brasil, existem muitos brasileiros descendentes de europeus, para eles o passaporte europeu não significa apenas um documento para estar em outro país a passeio, mas sim para garantir sua cidadania na Europa, e assim usufruir de muitos benefícios da cidadania dupla. Tirar um passaporte não é um processo rápido, mas com os passos certos você consegue chegar ao resultado rapidamente.

Como tirar o passaporte europeu

Para tirar um passaporte europeu você precisa ir até o consulado mais próximo de você, se não tiver na cidade em que você mora, na capital do seu estado, você encontra os consulados.

Como tirar passaporte europeu Passaporte europeu

Você deverá apresentar uma série de documentos que serão listados a você para só então retirar seu passaporte. E as pessoas que tem ascendência europeia acabam por ter direito não apenas ao passaporte europeu, mas também a outra nacionalidade do seu país na Europa.
Depois de agendar um horário no consulado europeu e apresentar a documentação necessária, você deve aguardar na fila de espera que pode demorar meses e até anos. Uma dica é solicitar o seu passaporte no consulado do determinado país que tem ascendência.
O passaporte europeu pode ser adquirido por todas as pessoas que tem a linhagem europeia, sendo que bisnetos, netos e filhos em que tenham a linhagem paterna ascendente na Europa.

Passaporte europeu e dupla cidadania

Passaporte europeu e dupla cidadania

Além disso, após obter o passaporte europeu, o cidadão passa a contar com a dupla cidadania, que lhe reserva o direito de se tornar cidadão não apenas no Brasil, como também no referente país na Europa.
Para obter a segunda cidadania você deve apresentar além da sua documentação de identificação, a documentação do seu parente de origem europeia também, sendo que a certidão de nascimento dos dois é essencial, os demais documentos são informados a você pelo consulado.
E mais que isso também no Canadá, Japão e Estados Unidos você tem facilidade com o visto. Se for viajar para o EUA, por exemplo, você vai precisar apenas de preencher um protocolo Eletronic System for Travel Authorization.

Vantagens do passaporte europeu

Vantagens

Com o passaporte europeu, você tem o direito de não apenas ir a passeio a Europa, mas também pode trabalhar, estudar e até estabelecer-se no país, não necessitando de vistos com prazos determinados para ficar. Além disso, você evita toda a burocracia costumeira nas alfândegas europeia e brasileira.
Você pode também abrir empresas ou participar de concurso público e movimentar contas no banco do país em que está.

Dupla cidadania

Dupla cidadania

Com o a dupla cidadania você não perde sua cidadania brasileira, sendo que pode eleger o presidente das duas nações. Além disso, você vai estar com um currículo mais completo, pois você tem a oportunidade de estar mais tempo e com mais facilidade em outros países, adquirindo conhecimento e cultura.
No entanto quando retornar ao Brasil, não deve apresentar o passaporte europeu, pois dessa forma estaria como um visitante no próprio país. Então lembre-se que o passaporte europeu só deve ser utilizado no exterior.

Pesquisar
Artigos Relacionados