Como se tornar um barista

Como se tornar um barista

links patrocinados

Como se tornar um barista

Muitas pessoas apreciam tomar café ou mesmo tentar novas receitas com essa saborosa bebida, mas há como se profissionalizar nessa área? A resposta é sim, a partir de cursos e experiência que formam a pessoa como barista. Confira mais informações sobre como se tornar um barista e onde trabalhar.

O que faz o profissional barista e requisitos para seguir a carreira

Como se tornar um barista Confira Como se tornar um barista

Antes de saber como se tornar um barista é preciso ter conhecimento sobre o que esse profissional faz em seu dia a dia em seu cargo. Quem trabalha como barista é especializado na arte de fazer cafés especiais, como as receitas gourmet e aquelas e utilizam outros ingredientes como bebidas alcoólicas diversas e alguns tipos de cremes. Pode ser com café expresso ou mesmo o café passado.

Mas não é somente saber preparar a bebida para conseguir como se tornar um barista de sucesso, como também saber sobre os diversos tipos de grãos e seus aromas e todo o seu processo de cultivo, torra e moagem até virar essa bebida tão apreciada. É preciso muita habilidade e sensibilidade para seguir essa carreira tão diferenciada, tal como os degustadores de vinho, queijo e chocolate, por exemplo.

Conheça Como se tornar um barista

Como se tornar um barista: há cursos para se especializar na área?

As pessoas que querem saber como se tornar um barista devem ter em mente que esse profissional é regulado e apoiado pela Associação Brasileira de Café e Barista, que possui sede na cidade de Curitiba, capital do Paraná. Entretanto, para ser um expert na arte de fazer o café é preciso de muito estudo e experiência coma bebida.

Existem alguns cursos no Brasil que oferecem formação nessa área, sendo que, geralmente, o preço costuma ser um pouco salgado. Apesar disso, vale a pena o investimento nessas aulas para as pessoas que realmente querem seguir carreira e conseguir como se tornar um barista, além de que geralmente o número de alunos é pequeno e o ensino mais direcionado.

Saiba Como se tornar um barista

Fazendo aulas no exterior para aumentar o currículo

Apesar de existirem aulas especializadas no Brasil e de bastante renome, fazer um curso no exterior pode ser ainda um passo maior para o currículo. Países como a França e a Itália, que possuem uma grande tradição em como se tornar um barista, forma vários profissionais na área e oferecem bastante prestígio a quem conclui.

Depois de se formar nos estudos, conseguir um trabalho na área já é um bom começo. Como se tornar um barista ainda está se desenvolvendo como carreira devidamente reconhecida no país, sendo que há vagas em restaurantes, cafeterias, professor de barista, degustador profissional ou crítico de mídia, por exemplo.

Como se tornar um barista - saiba mais

Como se tornar um barista: participando de competições

Além de saber como se tornar um barista, também há a chance de um maior reconhecimento em concursos que visam escolher os melhores cafés produzidos por seus participantes, por exemplo. O Campeonato Mundial de Baristas ou o Campeonato Brasileiro de Barista, este último que já está em sua 14° edição no país.

Pesquisar
Artigos Relacionados