Como se dar bem em uma entrevista de emprego

links patrocinados

Como se dar bem em uma entrevista de emprego

A conquista de um emprego envolve a superação de muitas etapas. Embora o currículo seja uma das mais importantes, é na entrevista de emprego que o candidato conseguirá, de fato, mostrar suas habilidades e conhecimentos. É extremamente raro que um empregador ofereça a vaga apenas analisando o currículo do candidato. Afinal, mesmo que o currículo seja 100% verdadeiro, ele dificilmente mostrará a personalidade do candidato.

Ou seja, é preciso haver muita preparação para a entrevista de emprego. Ela pode, inclusive, fazer a diferença na escolha entre dois ou mais candidatos com currículos semelhantes. Não é raro que um candidato com currículo um pouco inferior acabe conquistando a vaga por ter se destacado na hora do contato pessoal com o empregador. Por isso, confira abaixo algumas dicas sobre como se dar bem na entrevista de emprego.

Como se dar bem em uma entrevista de emprego: conheça a empresa

Antigamente, era muito difícil ter informações sobre a empresa onde os candidatos fariam uma entrevista de emprego. Hoje, com o desenvolvimento da internet, isso é muito mais simples. Pesquise todas as informações disponíveis sobre a empresa, com destaque para valores, missão e visão. Caso você conheça alguém que já trabalhe no local, converse com esta pessoa sobre o trabalho.

Como se dar bem em uma entrevista de emprego Entrevista de emprego

Mas não é importante estudar apenas a empresa. Você também precisa “se estudar”. É preciso estar preparado para qualquer pergunta específica sobre seu currículo, para fornecer mais detalhes caso seja perguntado. Por isso, vale também uma dica óbvia, mas que costuma ser ignorada pelos candidatos a uma vaga: nunca minta em seu currículo. Os empregadores e setores de RH são especializados em descobrir estas farsas.

Como se dar bem em uma entrevista

Como se dar bem durante a entrevista de emprego

Além de estudar a empresa e seu próprio currículo, também é necessário se preparar mentalmente para a entrevista. Quando estiver frente a frente com o entrevistador, não se “apequene”. Mantenha uma postura ereta, seja firme em seus gestos e respostas, sempre mantenha contato visual com o empregador. Neste caso, vale sempre a máxima de que “o corpo fala”.

Durante os questionários, seja equilibrado. Respostas monossilábicas não agradam a ninguém. Isso, entretanto, não significa que você deva falar muito, puxando assuntos paralelos a partir da pergunta. É preciso manter atenção redobrada para não perder o foco.

Roupas para uma entrevista de emprego

Pergunte

Em uma entrevista de emprego, obviamente é você quem precisa responder às perguntas. Mas não se prenda a essa estrutura. Antes de chegar ao local, prepare você mesmo algumas perguntas relacionadas à empresa e a seu possível emprego. Isso mostrará ao entrevistador que você realmente está interessado na vaga. Contudo, não chegue perguntando sobre carga horária e remuneração. Isso será negociado posteriormente.

Como se apresentar em uma entrevista

O que fazer depois

Caso a contratação – ou recusa – não seja imediata, chega o momento de aguardar pelo retorno. Coloque-se à disposição do empregador, mesmo que você não tenha conseguido a vaga. Desta forma, você aumenta suas chances de ser contratado em outro momento, ou pode até mesmo acabar sendo indicado pelo entrevistador para uma vaga em outro lugar.

Pesquisar
Artigos Relacionados