Como saber se os Alimentos estão Estragados

links patrocinados

Como saber se os Alimentos estão Estragados

Você vai ao supermercados e faz a compra do mês de legumes, frutas, verduras e carnes, que você jura que estão frescas. Mas, com o passar dos dias, alguns desses alimentos já apresentam alguns sinais de contaminação. E ninguém gosta de ter uma intoxicação alimentar, não é mesmo?

Isso acontece justamente porque os alimentos apodrecem em ritmos e de maneiras distintas. Segundo o próprio ministério da saúde, as bactérias dos alimentos são responsáveis por mais de 80% dos casos de intoxicação alimentar.

Saiba mais

Como saber se os Alimentos estão Estragados Saiba Como saber se os Alimentos estão Estragados

Vale ressaltar, que os alimentos do grupo perecíveis (ovos, carnes, legumes, frutas, verduras e os derivados do leite) são os que merecem mais atenção e eles também são os grandes vilões dos casos de intoxicação.

Os sintomas mais comuns de uma intoxicação alimentar, que podem ser observados logo após a ingestão dos alimentos são, vômitos, mal estar, diarreia, dores abdominais e febre.

Ainda não há testes que comprovam a existência de bactérias causadoras de doenças. Por via das dúvidas, se você desconfiar que um alimento está estragado é melhor jogar fora, caso contrário, apenas uma mordida neste alimento pode leva-lo direto para o hospital.

Conheça Como saber se os Alimentos estão Estragados

Como saber se os alimentos estão estragados – Carnes (boi, porco, peixe e frango)

No caso de peixes, para você identificar se eles estão estragados ou não, é só verificar o cheiro forte. Já no caso de peixes que possuem cheiro forte naturalmente, procure alguma cor opaca ou alguma descoloração existente. Se ele estiver cinza, marrom ou amarelo, pode ter certeza que é hora de jogar fora.

Para verificar se um pedaço de carne de boi está estragado, verifique se ele está apresentando uma coloração acinzentada. Vale também verificar se o cheiro está bom. Se apesar disso, você ainda não tiver certeza de que a carne está boa para consumo, passe o dedo nela e verifique se a textura está viscosa para jogá-la no lixo.

No caso de carnes de porco, basta repetir os mesmos testes feitos com a carne de boi. Além disso, verifique a coloração e o cheiro da carne. Ela deverá ter um leve cheiro de sangue e deverá estar rosa.

Já para frangos, vale a observação: nunca conserve por mais de 48 horas um frango cru na geladeira. Nunca coma um frango congelado há mais de seis meses. Frangos estragados apresentam um cheiro azedo, textura viscosa e não possuem coloração.

Confira Como saber se os Alimentos estão Estragados

Como saber se os alimentos estão estragados – Ovos e Frios

Para identificar se um ovo está estragado basta colocá-lo inteiro em uma tigela com água. Os que estão bons para consumo ficarão no fundo da tigela e os que estiverem estragados irão começar a boiar.

Quando abertos, os frios tem um tempo certo para que sejam consumidos e não devem ser expostos ao ar. Para verificar se eles estão estragados verifique o cheiro desses alimentos.

Alimentos  Estragados

Como saber se os alimentos estão estragados – Frutas, Verduras e Legumes

No caso de frutas, verduras e legumes, verifica-se a qualidade deles, apertando. Eles devem estar firmes para serem consumidores. Verifique também os cheiros.

No caso de alfaces por exemplo, procure marcas marrons ou escuras.

Pesquisar
Artigos Relacionados