Como reaproveitar a água da chuva

links patrocinados

Como reaproveitar a água da chuva

Como reaproveitar a água da chuva

Criar um sistema para reaproveitar a água da chuva pode ser uma alternativa além de lucrativa, no mínimo amiga do meio ambiente. Essa preocupação com a sustentabilidade tem levado milhões de pessoas em todo o mundo a tomar medidas que possam contribuir com a natureza e em contrapartida ainda ser rentável ao bolso. Para reaproveitar a água da chuva é preciso criar um sistema que seja capaz de captar, filtrar e ainda armazenar toda a água colhida. Esses sistemas não são tão comuns, mas não tão difíceis de fazer, veja como construir o seu próprio sistema de captação na sua casa, e seja mais um parceiro do meio ambiente e ainda aproveite para economizar!

Como construir um sistema de captação

Como já dito é preciso construir um sistema para

reaproveitar a água da chuva

na sua casa, e para que você possa utiliza-la é você vai precisar filtra-la e ter um local onde possa armazenar. Esses sistemas podem ser construídos como cisternas ou em um espaço subterrâneo, uma espécie de tanque. Para isso instale calhas no telhado da sua casa, elas serão responsáveis por direcionar á agua para o reservatório, cisterna ou o tanque construído.
Junto ao tanque, é preciso fazer a instalação de um filtro que será responsável por retirar todas as impurezas que vem com a chuva, sejam apenas folhas ou outros resíduos. Vai precisar também de uma bomba, que levará a água para a sua caixa d´água, que também precisa ser instalada afastada do reservatório com água potável. Isso porque a água da chuva, mesmo tratada não pode ser utilizada para consumir ou para a cozinha, nem mesmo para banhos, porém pode ser usada para inúmeras outras atividades dentro de uma casa.

Reaproveitamento da água da chuva

Atividades em que a água da chuva pode ser utilizada

Mesmo não podendo utilizar a água da chuva para consumo, poderá utiliza-la para diversas atividades que são as principais consumidoras de água em uma residência, ficando atrás apenas do chuveiro. É a água gasta com a limpeza dos ambientes, principalmente das calçadas, lavar as janelas, também gasta ao lavar o carro, o playground, as roupas e até mesmo nas descargas de banheiro que consomem muita água.
De acordo com estudos esses gastos são os responsáveis por uma média de 50% do gasto mensal de água nos ambientes urbanos. Porém para que você possa desfrutar desse benefício vai precisar fazer algumas alterações na tubulação que tem na sua casa, e deverá fazer um sistema específico para essa água, separado do sistema de água potável.

Sistema de captação de água da chuva

Como ter acesso a um sistema de reaproveitamento da água pluvial

E como conseguir esse sistema em sua casa? Hoje em dia já existem empresas especializadas que oferecem os serviços completos, constroem o sistema para reaproveitar a água da chuva, fazem as instalações e entregam prontos para uso do cliente. Esses sistemas podem ser abrigados em prédios que estão em construção e também em edifícios já construídos e nas casas. No caso dos prédios, a água reaproveitada será utilizada para as atividades comuns do condomínio, pois se for fazer um sistema paralelo em cada apartamento, o valor torna o serviço inviável.

Sistema de reaproveitamento de água pluvial Como utilizar água da chuva

Pesquisar
Artigos Relacionados