Como plantar alecrim em casa

links patrocinados

Como plantar alecrim em casa

Já dizia a musica infantil “Alecrim, Alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado. Foi meu amor quem me disse assim, que a flor do campo é o alecrim”. Desde pequenos conhecemos o alecrim, mas o que você acha de ver neste artigo algumas dicas de como plantar este tempero em casa?

Como plantar alecrim em casa

Primeiramente você deve ter em mente que irá precisar de espaço para plantar o Alecrim, uma vez que é uma planta arbustiva e ficará bem saliente em sua horta.

Como plantar alecrim em casa Plantar alecrim

Indicamos que apesar da planta poder ser incluída em vasos de outros temperos, plante-a sozinha porque assim poderá etiquetar cada vasinho e saber qual planta é qual e para que possa utilizá-las. Portanto lembre-se de separar um espaço para o cultivo de suas mudinhas e que elas demandarão certos cuidados, como por exemplo, replantar e substituir os vasos, assim como tirar as folhas queimadas ou envelhecidas para estimular os brotos.

Qualidade do alecrim

Qualidades do alecrim para a cozinha

A maioria dos temperos tem uma vida útil bastante curta e o Alecrim se difere disso porque em média a muda dura cerca de dez anos. O Alecrim é um tempero que acaba acentuando o sabor dos pratos e poderá ser utilizado para temperar arroz, mas em especial carnes como, por exemplo, cordeiro, ovelha e porco. Também não é indicado para temperar pratos suaves como os peixes, porque acabarão ficando com um sabor diferente do prato por conta do tempero. Outros pratos em que o alecrim será bem vindo são as batatas rústicas, feitas com a casca, e os vinagres aromatizados. Além de todas estas utilizações culinárias para o alecrim a planta conta com um aroma bastante peculiar e deixa seu ambiente perfumado.

Alecrim para cozinhar

Como plantar o alecrim e fazer a colheita de novas mudas

Assim como todos os potes de plantação que eventualmente receberão água ao longo do cultivo, o pote do alecrim deverá contar com furos na parte inferior para que a água em excesso escoe no pratinho. Lembre-se de que este pratinho que deverá conter a água para que não suje seu ambiente deverá ter areia para a prevenção do mosquito da dengue. Indicamos também que você coloque por dentro do pote uma tela de proteção para que os buracos de escoamento não fiquem entupidos. Para plantar o alecrim você deverá pegar as mudinhas e plantar em um vaso relativamente grande, uma vez que a planta é arbustiva e irá crescer bastante. Para dar origem para outras mudinhas, você poderá colher galhos do alecrim que já plantou, na fase adulta, e replanta-lo em terra úmida. A planta cresce bem em áreas ensolaradas, então lembre-se de deixar o pote em que plantou o alecrim sempre ao alcance dos raios de sol.

Como escolher alecrim

Como colher o alecrim sem machucá-lo

Por ser uma planta que cresce em arbusto você deverá retirar os galhos para então utilizar como temperos em carnes, arroz, legumes ou até para dar um toque especial na omelete. Esta colheita dos galhos do alecrim deverá ser feita com a ajuda de uma tesoura de jardinagem para não correr o risco de machucar a planta ou acabar tirando lascas dos galhinhos.

Pesquisar
Artigos Relacionados