Como pedir o seguro maternidade

links patrocinados

Como pedir o seguro maternidade

As mulheres que estão grávidas ou em processo de adoção possuem o direito de receber o salário maternidade. Confira Como pedir o seguro maternidade.

Sobre o benefício do salário maternidade

Como pedir o seguro maternidade Seguro maternidade

As mulheres que trabalham e estão no final de suas gestações já devem correr atrás de saber Como pedir o seguro maternidade, um benefício que é garantido por lei. O valor depende do tipo de atividade remunerada que a mulher desempenha, devendo ser do valor total de seu salário quando esta for empregada ou de acordo com sua última remuneração, quando empregada doméstica.

Entretanto, não é somente após o parto que as mulheres devem saber Como pedir o seguro maternidade, sendo que esse benefício da Previdência Social é garantido para aquelas que passaram pelo processo de adoção e ainda de guarda legal de menor como prévia para a adoção.

Como conseguir seguro maternidade

Como pedir o seguro maternidade: quem precisa pagar o benefício

Quem paga esse salário para a mulher é a própria empresa, quando a ocorrer a gestação, exceto quando quem quer saber Como pedir o seguro maternidade estiver concluído a adoção, na qual o valor é deduzido do GPS – Guia de Previdência Social. Também é previsto em lei que no caso das seguradas empregadas quem faz o pagamento via banco é a própria Previdência Social, tanto nos casos de adoção, como nos de gravidez.

Características do seguro maternidade

Características do seguro maternidade

Todas as mulheres que conseguirem Como pedir o seguro maternidade devem ainda ficar atentas quanto ao número de dias que a licença cobre, sendo que em, se ocorrer o parto antes do previsto, a contagem começa desde então. É preciso lembrar ainda que a trabalhadora tem direito a um salário maternidade em cada local que exercer atividades remuneradas.

Depois de saber Como pedir o seguro maternidade, a mulher pode receber o benefício por 120 dias ou mais, caso haja atestado médico. Já nos casos de adoção, a mulher tem direito à 120 dias, quando a criança tem menos que 1 anos de idade, 60 dias quando a criança tiver entre 1 e 4 anos de idade e 30 dias para aquelas entre 4 e 8 anos de idade.

Pedir seguro maternidade

Como pedir o seguro maternidade e onde fazer a solicitação

Uma das recomendações de Como pedir o seguro maternidade é ir até uma unidade da Previdência Social mais próxima, mas também é possível fazer o requerimento pela Internet. Quando a solicitação corre de forma virtual, o empregador pode fazer o pedido do salário maternidade quando a mulher estiver impossibilitada, mas no caso da agência física, será preciso uma procuração.

A partir do 8° mês de gravidez as mulheres já devem começar a receber o salário maternidade de seus empregadores, sendo que é preciso ainda fazer a apresentação de um atestado médico alegando a gestação. Esse atestado pode ser tanto expedido pelo SUS, quando por médicos particulares e conveniados. Quem quiser ter sucesso em Como pedir o seguro maternidade tem também que providenciar a Certidão de Nascimento da criança quando esta nascer, para continuar a receber o benefício.

Pesquisar
Artigos Relacionados