Como obter certificado de reservista

links patrocinados

Como obter certificado de reservista

Como obter certificado de reservista

Todo jovem brasileiro do sexo masculino no ano em que completa 18 anos de idade tem o dever de se alistar no Exército Brasileiro, Marinha Brasileira ou na Força Aérea Brasileira. E para que o jovem consiga o seu certificado de reservista existem dois jeitos, sendo o primeiro no processo de seleção caso o cidadão seja dispensado como excesso de contingente neste caso ele recebe uma dispensa de incorporação e caso o jovem passe a servir o país em alguma das forças armadas e após um ano servindo ele pode dar baixa no quartel e receber o seu certificado de reservista.

Para que ter o certificado de reservista

Existem muitas empresas atualmente no Brasil que exigem que o candidato para o emprego possua o Certificado de Reservista ou a dispensa de incorporação para que o possa contratar.
Para que o jovem possa prestar concursos públicos também, em alguns casos, é necessário que ele possua o Certificado de Reservista ou a dispensa de incorporação. Para retirar o passaporte é a mesma coisa, é necessário ter o Certificado de Reservista ou a dispensa de incorporação em mãos.

Como se alistar para as forças armadas

Como se alistar para as forças armadas

Para se alistar é simples, basta que, nos primeiros seis meses, de janeiro até junho, do ano em que completar 18 anos de idade você deve comparecer em um Junta de Serviço Militar. Estando na Junta de Serviço Militar, você deve apresentar sua Certidão de Nascimento, um comprovante de sua residência e duas fotos 3×4 (recentes). As pessoas que moram no exterior, ao invés de comparecer na Junta de Serviço Militar, devem procurar uma Embaixada Brasileira mais próxima para retirar o Certificado de Reservista.

Caso o jovem venha servir o país

O Serviço Militar Obrigatório acontece todos os anos, para incorporar jovens brasileiros na Forças Armadas brasileiras, sendo voluntários ou não. Quando o jovem incorpora em uma organização militar, ele recebe um treinamento militar básico e uma especialização em combate, dependendo para organização militar. Caso o jovem ao final do período do Serviço Militar Obrigatório, o cidadão incorporado tiver interesse pela carreira militar, o jovem terá que realizar um concurso público. Caso ele continue no quartel somente poderá ficar por mais sete anos, pelo Serviço Militar Obrigatório.

Alistamento militar

Sobre as Forças Armadas do Brasil

As Forças Armadas brasileiras, desde 1648, têm sido invocadas a lutar em defesa da soberania brasileira ou para suprimir rebeliões civis. Os militares no Brasil chegaram por intervir quatro vezes para derrubar o governo brasileiro e através de um golpe de Estado, conhecido este período como Ditadura Militar (1964 – 1984). As Forças Armadas Brasileiras já passaram por várias batalhas como a Batalha dos Guararapes em 1448, a Guerra da Independência do Brasil de 1822 até 1824, a Guerra Crisplatina de 1825 até 1828, a Guerra do Prata de 1851 até 1852, a Guerra do Uruguai de 1864 até 1865, Guerra do Paraguai, Guerra de Canudos, a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, sendo que o Brasil saiu vitorioso de todas essas batalhas.

Forças Armadas do Brasil certificado de reservista do Exército Brasileiro

Pesquisar
Artigos Relacionados