Como melhorar a postura

links patrocinados

Como melhorar a postura

As preocupações com o bem-estar e com a saúde são cada vez mais constantes no mundo atual. Contudo, devido à própria estrutura de nossos trabalhos, a postura costuma ser cada vez mais afetada. Hoje, há um grande número de pessoas que passam horas do dia sentadas, trabalhando em um computador. Com o tempo cada vez mais apertado, podemos acabar nos esquecendo de dedicar alguns minutos do dia para fazer rápidos exercícios, que trarão benefícios imensos.

Geralmente, costumamos nos preocupar com a postura quando temos algum indício de que algo não vai bem. Dores nas costas e na cabeça, por exemplo, costumam ser sinais de má postura durante o dia. Contudo, mesmo sem qualquer sintoma, é de extrema importância que nos preocupemos com a postura adequada. Confira, abaixo, algumas dicas simples para melhorar a postura.

Cuidados que ajudam a melhorar a postura da coluna

Como melhorar a postura Saiba Como melhorar a postura

Quando adotamos uma postura errada, certamente a coluna será a primeira a denunciar o problema. Felizmente, com a adoção de algumas medidas extremamente simples, podemos começar a resolver esta situação. Como passamos boa parte de nossos dias dormindo, a postura durante o sono requer alguns cuidados. Evite sempre dormir com a barriga para baixo, pois isso prejudica a posição da coluna. O ideal é dormir com as costas apoiadas no colchão, ou seja, de barriga para cima.

Muitas pessoas, entretanto, têm dificuldade em dormir desta maneira. Se este é o seu caso, tente ao menos dormir de lado, tendo um cuidado redobrado com a escolha do travesseiro, que deve preencher o espaço entre a orelha e o colchão, principalmente na região do pescoço.

Se você trabalha sentado, tente formar um ângulo de 90o entre o encosto da cadeira e o assento. Isso é possível, geralmente, mantendo as costas inteiras no encosto da cadeira. Faça pausas regulares durante o trabalho, evitando permanecer mais de 45 minutos na mesma posição.

Confira Como melhorar a postura

A melhoria na postura dos ombros

A expressão popular “peso nos ombros” tem um grande fundo de verdade. Nossos ombros recebem altas cargas durante o dia, fazendo com que eles fiquem curvados caso não haja um cuidado com a postura. O ideal para corrigir este problema é investir em exercícios de alongamento peitoral, pois esta região tem ligação direta com os ombros. É possível realizar o alongamento peitoral com supino, em pé ou por trás das costas.

Conheça Como melhorar a postura

Aprenda a fazer exercícios

Caso você nunca tenha feito alongamentos peitorais e não saiba como começar, é possível encontrar muitos tutoriais a respeito na internet. No Youtube, por exemplo, há uma série de canais especializados em atividades físicas, incluindo exercícios exclusivos para melhorar a postura.

Alguns sites especializados, como Saúde Certo e Corpo a Corpo, também disponibilizam gratuitamente uma série de tutoriais de exercícios para a postura, com descrições passo a passo das atividades.

Como melhorar a postura - saiba mais

Importante

Antes de começar a fazer os alongamentos para melhorar a postura, é essencial que você compreenda em detalhes como o exercício é feito. Qualquer atividade física mal executada pode trazer mais complicações do que benefícios. Se for o caso, consulte um ortopedista, que dará instruções detalhadas sobre como melhorar sua postura.

Pesquisar
Artigos Relacionados