Como melhorar a coordenação motora

links patrocinados

Como melhorar a coordenação motora

O que é a coordenação motora

Coordenação motora é a capacidade do corpo de executar movimentos utilizando os músculos e os ossos para tais fins. Ter uma boa coordenação motora não é um dom que nasce com poucos, mas sim, uma capacidade desenvolvida com o tempo e com exercícios.

A maioria das pessoas desenvolve praticamente toda sua coordenação motora nos primeiros dez anos de vida, por meio de exercícios e da ajuda dos pais, amigos e familiares. A coordenação motora é dividida em duas categorias bem distintas: a coordenação motora fina e a coordenação motora bruta.

Como melhorar a coordenação motora bruta

Como melhorar a coordenação motora Confira como melhorar a coordenação motora

Coordenação motora bruta é aquela necessária para executar movimentos como corrida, levantamento de peso, pular, entre outras. Uma pessoa que tenha dificuldade em realizar tais movimentos precisa se exercitar para melhorar a coordenação motora bruta.

Os principais exercícios para melhorar a coordenação motora bruta são caminhada em vários tipos de terrenos, equilíbrio em alguma superfície estreita, nadar em rios, piscinas e lugares parecidos, enfim, qualquer atividade que faça com que seu corpo todo se movimente poderá ajudar a desenvolver sua coordenação motora bruta.

Saiba como melhorar a coordenação motora

Como melhorar a coordenação motora fina

A coordenação motora fina é aquela em que a pessoa utiliza pequenos músculos para realizar atividades que exigem maior poder de concentração, como artesanato, recortar uma folha, parafusar algo na parede, entre outras coisas. Pessoas com mal de Parkinson estão mais suscetíveis a ter problemas com a coordenação motora fina.

Para desenvolver a coordenação motora fina é preciso realizar atividades relacionadas com a concentração. Fazer crochê, recortar imagens num papel, pintar, desenhar, enfim, qualquer atividade que envolva pequenas ações pode fazer com que a pessoa melhore sua capacidade de concentração e realização de atividades que não exigem esforço físico.

Confira como melhorar a coordenação motora

Problemas relacionados à falta de coordenação motora

Estudos e pesquisas apontam que crianças que possuem problemas de coordenação motora podem desenvolver vários outros problemas, inclusive em âmbito psicológico. Algumas destas crianças podem desenvolver depressão por não poderem brincar com outras crianças.

Por isso os pais devem estar sempre presentes na educação dos pequenos para que consigam desenvolver as habilidades necessárias para o resto da vida. Algo que é muito comum hoje em dia é o fato dos pais deixarem os filhos dentro de casa, no vídeo game ou no computador. Isso é ruim, pois não estimula o filho a fazer atividades ao ar livre, o que pode prejudicar sua coordenação motora bruta.

Como melhorar a coordenação motora - saiba mais

A importância de estar em movimento

Não são apenas as crianças que podem desenvolver problemas de coordenação motora. Adultos e, principalmente, idosos, também podem desenvolver dificuldades para realizar algumas atividades, mesmo as mais simples do dia a dia. Por isso, manter-se sempre em movimento é algo essencial para que o corpo não desacostume com a vida em movimento.
Os músculos atrofiam se você não os utilizar. Por isso, saia de casa, caminhe, corra, faça alguma atividade física: além de manter o corpo e a mente em forma, você ajuda seu organismo a estar sempre bem coordenado motoramente e evita doenças relacionadas à falta de coordenação motora.

Pesquisar
Artigos Relacionados