Como Medir a Pressão Arterial

Como Medir a Pressão Arterial

Como Medir a Pressão Arterial

Algumas pessoas, principalmente as que estão no grupo de idosos, precisam medir a pressão arterial diariamente, ou até mesmo repetida vezes ao dia. Esse é um procedimento realizado para verificar o volume sanguíneo e a pressão com que o sangue é bombeado pelo organismo até o coração. Medir a pressão arterial corretamente é um método usado para fiscalizar como esse procedimento está ocorrendo em nosso corpo, pois se estiver alterado representa riscos à saúde, que podem ser menos graves, como tonturas, espasmos ou desmaios, ou mias graves, sendo que esse risco pode ser fatal ou deixar seqüelas profundas.

Onde e como medir a pressão arterial

Os idosos normalmente medem com freqüência a pressão arterial, no entanto, qualquer indivíduo pode e deve fazer com dada constância a medição da pressão, sobretudo, se sentir alguma alteração de pressão no organismo. É importante sempre prestar atenção nesse fator, pois o próprio organismo, como um mecanismo de auto defesa avisa antes se alguma situação não vai bem. O ideal é medir a pressão com uma pessoa capacitada, ou em casa, ou em centros médicos. Mas, no entanto, se houver um bom treinamento algumas pessoas podem medir a pressão de outras pessoas ou medir a própria. É importante para isso manter em casa um aparelho de medir pressão arterial em bom estado de uso.

Métodos de como medir a pressão arterial

Medir Pressao Arterial

Antes de tudo, é preciso conferir uma tabela geral do Ministério da Saúde indicando as pressões arteriais consideradas normais para cada faixa de idade, já que as pressões arteriais de um adolescente e de um adulto podem diferir bastante. Normalmente um profissional da saúde já sabe todas as informações e já sabe como proceder. O próximo passo é amarrar um garrote (uma borracha cilíndrica amarelada) ao braço, na altura do bíceps, depois o profissional coloca o estetoscópio na articulação do braço para poder ouvir quantos batimentos cardíacos por minuto está ocorrendo. Como medir a pressão arterial varia também de acordo com o equipamento utilizado. A técnica descrita aqui leva em conta os aparelhos mais convencionais e antigos, mas hoje em dia existe a medição por aparelhos digitais também.

Pressão arterial alta ou hipertenção arterial

Aparelho para medir Pressao Arterial

Quando é diagnosticada a hipertensão arterial significa que a pessoa está com a pressão mais alta do que a considerada normal para sua idade. Dessa forma alguns procedimentos imediatos devem ser tomados, assim como alguns procedimentos a longo prazo deverão ser seguidos. O procedimento imediato diz respeito a medicação administrada para baixar a pressão e à longo prazo está diretamente ligado a prática de exercícios físicos e a manter uma alimentação saudável, longe essencialmente, de alimentos gordurosos que causam mal ao organismo.

Pressão arterial baixa ou hipotenção arterial

Niveis da Pressao Arterial

A hipotenção, ou pressão arterial baixa ocorre quando o sangue não chega em quantidade suficiente até os tecidos do organismo, logo , isso significa que o coração não está bombeando com força suficiente o material sanguíneo.

Os sintomas que surgem podem ser tonturas, suores, sensação de desmaio, fraqueza, taquicardia, entre outros. Por isso é importante saber como medir a pressão arterial e evitar esses quadros.

Pressao Arterial alta Hipertensao Arterial

GD Star Rating
loading...
Como Medir a Pressão Arterial, Nota: 4.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados