Como limpar prata com vinagre

links patrocinados

Se você tem algo feito em prata em sua casa e deseja saber com limpá-lo existem alguns dicas caseiras que podem ajudar, sem precisar gastar quase nada com isso. Confira mais informações sobre como limpar prata com vinagre

Limpar objetos prateados pode ser uma tarefa simples

Dá para fazer uma combinação de como limpar prata com vinagre (vinagre branco de álcool) e bicarbonato de sódio

Sobre a prata e suas confecções

A prata é um tipo de material muito utilizado na confecção de vários tipos de objetos como correntes, brincos, braceletes, anéis, talheres, molduras, objetos de decoração e muitos outros. Muitas vezes, esses objetos acabam escurecendo com o tempo, sendo que isto ocorre por causa da adesão de partículas de enxofre presentes principalmente no ar. Por isso, saber mais sobre como limpar prata com vinagre é essencial.

Esse tipo de metal precisa de cuidados especiais. Saber como limpar prata com vinagre para que o mesmo se torne mais brilhante e bonito é uma tarefa simples. Entretanto, nunca se esqueça de não passar qualquer tipo de mistura no mesmo já que se trata de um metal nobre mais delicado do que outros, podendo facilmente enferrujar ou ficar com a cor opaca caso faça algo errado.

Como limpar prata com vinagre

Para fazer com que suas joias, objetos ou utensílios de cozinha voltem a brilhar como se estivessem novos e recém polidos a dica é limpar prata com vinagre. Para isso, vai ser preciso ter em casa um vidro de vinagre branco de álcool e fazer uma mistura com mais meio litro de água, uma colher de sal e uma colher de bicabornato de sódio.

Coloque todos os ingredientes na água e ponha em uma panela até atingir o ponto de fervura. No dia em que for limpar prata com vinagre, jogue os objetos que deseja limpar dentro da panela e espere que a camada de sujeira se desprenda e fique flutuando na parte de cima da água. Deixe por alguns minutos, retire os materiais e depois enxague embaixo da torneira.

Vinagre branco é o novo aliado caseiro na limpeza das pratas

Potencializando a limpeza de sua prata

Essa mistura funciona para limpar prata com vinagre porque a mistura de todos esses ingredientes em água quente acaba criando uma espécie de camada que repele as partículas de enxofre que ficaram presas na superfície da prata. Para potencializar esse ato, coloque os ingredientes em uma travessa forrada com papel alumínio (o lado brilhante deve estar voltado para cima).

Coloque os objetos de prato e, somente depois, coloque a água fervente por cima. Caso você deseje uma dica de como limpar prata com vinagre para materiais que não estão assim tão escurecidos, dá para fazer algo bem mais simples.

A limpeza caseira deixa os objetos prateados em sua cor natural

Como limpar prata com vinagre: manchas leves

Para retirar manchas levemente escuras desse tipo de material também dá para fazer uma combinação de como limpar prata com vinagre (vinagre branco de álcool) e bicarbonato de sódio. Misture em uma panela até borbulhar, desligando o fogo e colocando a peça dentro.

Deixe a mesma no recipiente por cerca de 2 ou 3 horas, retirando e lavando bem em água corrente depois. Nunca se esqueça de secar o objeto depois do procedimento exemplificado com um pano macio e que não solte fiapos.

Depois de limpar sua prata, seque-a com um pano macio

Pesquisar
Artigos Relacionados